Menu vegano e camisa de café: clube ecológico tenta acesso na Inglaterra
Quando os titulares do Forest Green Rovers tentarem o acesso à terceira divisão inglesa, às 14h30 (de Brasília) de hoje (23), estarão alimentados com comida vegana, vestindo uniformes feitos com borras de café e jogando no gramado livre de pesticidas de um estádio todo abastecido por energia solar.
O jogo é contra o Newport County, pelo mata-mata do acesso na League Two, e o 'time mais verde do mundo' precisa vencer por três gols de diferença para se classificar no tempo normal. Quem passar vai para a fase decisiva que vale a última vaga na divisão de cima.
O Forest Green se notabilizou nos últimos anos pelas iniciativas de proteção ao meio ambiente. O clube já tinha 129 anos quando deu uma guinada de consciência ambiental: a partir de 2010, adquirido por um empresário do ramo da energia sustentável, foi mudando de cara até se tornar o primeiro clube de futebol carbon free, ou seja, que compensa todas as suas emissões de carbono.
Entre as ações sustentáveis estão a produção do uniforme de jogo feito 35% por borras de café e o restante por plástico reciclado, além da adoção de um menu vegano na nutrição dos jogadores —afinal gasta-se até 17 mil litros de água na produção de 1kg de carne. Até o cortador de grama do Estádio New Lawn é movido a energia solar, alimentado pelos painéis instalados no telhado do próprio estádio.
Além do pioneirismo, a nova fase também dá resultados esportivos ao clube. Representante de uma cidade com menos de 6 mil habitantes (Nailsworth), o Forest Green subiu pela primeira vez à League Two em 2017 e hoje tenta mais um acesso inédito em sua história, agora à League One —equivalente à terceira divisão da Inglaterra. O objetivo público do clube é alcançar a Segundona.
Uniforme virtual e nenhum patrocínio
A camisa de borras de café e garrafas plásticas recicladas não tem patrocínios. No peito aparece a empresa de energia sustentável do dono do clube; nas costas há o logotipo da Sea Shepherd, ONG norte-americana de ações diretas pela preservação dos oceanos e da vida marinha. Todos os parceiros do Forest Green são marcas comprometidas a preservar o meio ambiente.
Nesta semana o clube ainda inovou em outro âmbito, o do marketing, ao lançar uma inusitada 'camisa virtual'. Por cinco ou dez libras esterlinas (R$ 38 ou R$ 76), o torcedor tem direito a uma versão online do uniforme, editada em uma fotografia sua, para então poder publicar a imagem nas redes sociais —mais ou menos como aquele controverso tênis virtual da Gucci.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.