Topo

Seleção faz "ataque contra defesa" na Granja Comary, e Tite observa opções

Vinícius Jr durante treino na seleção brasileira na Granja Comary - Lucas Figueiredo/CBF
Vinícius Jr durante treino na seleção brasileira na Granja Comary Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

29/05/2021 13h01

A seleção brasileira treinou nesta manhã (29) na Granja Comary em preparação para as Eliminatórias da Copa do Mundo. O técnico Tite comandou um trabalho de ataque contra defesa e aproveitou a atividade para realizar diversas observações com trocas de ambos os lados. O volante Douglas Luiz, do Aston Villa (ING), retornou aos treinos após uma amigdalite.

No início da atividade comandada por Tite, a defesa foi formada por Emerson, Marquinhos, Felipe e Alex Sandro, com Casemiro à frente. Já o ataque teve Fabinho (depois Fred) para iniciar as jogadas, Everton pela esquerda, Neymar e Paquetá mais centralizados, Richarlison na direita e Firmino no comando de ataque.

Após alguns minutos, Tite fez duas alterações de nomes e outras táticas: Casemiro e Fabinho trocaram de times, enquanto Vinicius Júnior entrou na vaga de Paquetá. Vini abriu pela esquerda, o que mudou a posição de outros três atletas: Everton foi para a direita, Firmino recuou para armar ao lado de Neymar pelo meio, enquanto Richarlison ficou como centroavante. Neste momento, a linha defensiva era formada por Danilo, Militão, Felipe e Renan Lodi.

Depois, o técnico da seleção brasileira voltou a fazer testes e colocou o lateral Renan Lodi no time de ataque, aberto pela esquerda. Fred e Casemiro faziam a construção, Neymar e Paquetá pelo centro, Richarlison na direita e Firmino no ataque. A linha defensiva naquela altura tinha: Emerson, Marquinhos, Militão e Alex Sandro; Fabinho e Douglas Luiz.

TIte ainda fez mais mudanças, testando outros atletas como Alex Sandro na vaga do "ponta" Renan Lodi. A seleção brasileira ainda aguarda seis jogadores se apresentarem na Granja Comary: os goleiros Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea), o meia Everton Ribeiro (Flamengo) e os atacantes Gabriel Jesus (Manchester City) e Gabigol (Flamengo). Enquanto isso, cinco jovens completam os treinos.

O Brasil enfrenta o Equador pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo na próxima sexta-feira (4), às 21h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Na terça-feira seguinte (8), a seleção viaja para o confronto com o Paraguai, também às 21h30, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR).