Topo

'Não faz sentido', diz infectologista sobre Copa América no Brasil

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 12h36Atualizada em 31/05/2021 12h47

O infectologista Renato Kfouri disse hoje que "não faz sentido" a realização da Copa América no Brasil. Em meio a uma possível terceira onda da covid-19, a Conmebol anunciou hoje que o Brasil sediará os jogos —a Argentina desistiu do campeonato após indicadores mostrarem piora da pandemia no país.

"Em termos sanitários, não é possível concordar com uma decisão dessa. Não podemos concordar com nenhum tipo de aglomeração, você não pode durante a pandemia, especialmente num momento tão duro, promover qualquer atividade desse tipo. Não faz sentido", disse Kfouri ao UOL News.

É uma decisão equivocada. Mais uma vez não priorizamos a saúde do país em detrimento de outras pressões. Uma pena."
Renato Kfouri

O Brasil soma mais de 462 mil mortes por covid-19 e ocupa o 2° lugar no mundo com mais óbitos em decorrência da doença. A entidade ainda agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao comunicar a decisão.

Kfouri também criticou a realização dos Jogos Olímpicos no Japão. "Como você vai juntar numa ilha 100 países com diferentes variantes circulando em cada país e todos os filtros que você pode colocar: uso de máscara adequada, testagem prévia, vacina nos atletas, existe o risco. Os testes falham, as vacinas falham".

Ele ainda ressaltou que, para a Copa América, não há nem tempo hábil para oferecer vacinação aos atletas.