Cruzeiro mira Pastana para substituir Mazzuco no departamento de futebol
O Cruzeiro mira um novo diretor de futebol e o nome de Rodrigo Pastana, atualmente no CSA, é o que encabeça a lista de preferências da diretoria celeste. Depois de levar um não de Alexandre Mattos, que preferiu dar sequência a outros planos na carreira do que retornar à Toca II, o clube estrelado tenta preencher com certa agilidade a vaga deixada por André Mazzuco, que acertou com o Santos na última semana.
A informação foi adiantada pelo jornal O Dia, do Rio de Janeiro, e confirmada pelo UOL Esporte.
Rodrigo Pastana foi um dos profissionais procurados pelo Cruzeiro no início de 2020, logo após o rebaixamento do clube à Série B, mas naquela ocasião ele não aceitou o desafio. Só assistiu de longe o desenrolar do trabalho com Ocimar Bolicenho, o diretor de futebol contratado à época pelo Conselho Gestor, grupo que administrou a Raposa entre o fim de 2019 e o meio do ano passado.
O perfil do profissional agrada aos atuais dirigentes do Cruzeiro. E assim como seus dois últimos diretores de futebol [Ocimar Bolicenho e André Mazzuco), Pastana também faz parte do quadro de membros da Associação Brasileira de Executivos de Futebol [ABEX].
Bacharel em direito, Rodrigo Pastana destacou em seu currículo divulgado no site da ABEX trabalhos no Grêmio Barueri [2006 a 2011], Futebol Clube Cascavel [2011], Goiás [2011], São José [2011 a 2012], Criciúma [2012 a 2013], Figueirense [2013 e 2014], Bahia [2014], ABC de Natal [2014 a 2015], Ceará [2015 a 2016], Guarani [2016], Paraná [2016 a 2018], Coritiba [2018 a 2020] e CSA [2020 até o momento].
Só de acessos foram seis na carreira de Pastana até aqui. Os mais importantes ele alcançou com Grêmio Barueri (da Série C para a B em 2007, e da Série B para a Série A em 2008), Criciúma (Série B 2012), Figueirense (Série B 2013), Paraná (Série B 2018) e Coritiba (Série B 2019).
No CSA desde setembro do ano passado, Pastana ajudou o time alagoano em um processo de retomada na Série B de 2020. Quando ele assumiu o cargo a equipe estava na zona de rebaixamento, contratou o técnico Mozart, e no fim da temporada brigou até as últimas rodadas pelo acesso, terminando em quinto lugar com 58 pontos.
Nesta temporada há desconfiança em relação ao trabalho de Pastana, tendo em vista que o CSA foi eliminado na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Em abril houve troca de comando na equipe com a saída de Mozart e a chegada de Bruno Pivetti, e as cobranças deram uma diminuída com a conquista do Campeonato Alagoano.
Polêmica
Rodrigo Pastana também se envolveu em uma polêmica com o técnico Argel Fucks. Em um áudio que vazou no Whatsapp, Argel xingou e ofendeu o profissional, que recorreu à Justiça.
Argel disparou contra Pastana e o xingou de "esquemeiro, pilantra, ladrão e vagabundo" em conversa vazada em setembro do ano passado. Fucks e Pastana trabalharam juntos no Coritiba e no Figueirense.
Quando o nome de Pastana surgiu como a prioridade do Cruzeiro, os cruzeirenses fizeram campanha contra o profissional e lançaram a hashtag: "PastanaNão".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.