Crespo diz que revés não preocupa: "São Paulo tem de mostrar que é melhor"
Para o técnico Hernán Crespo, a derrota sofrida pelo São Paulo para o 4 de Julho, do Piauí, por 3 a 2, pela terceira fase da Copa do Brasil, não deve ser assimilada como algo preocupante. O técnico entende que o Tricolor precisa ser visto como uma equipe bem superior ao adversário —mas que também terá de demonstrar isso em campo.
O resultado em Teresina foi um dos mais surpreendentes do torneio até aqui, a despeito de os visitantes terem jogado com um time reserva. Agora o campeão paulista vai precisar de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença na partida de volta, no Morumbi, no dia 8, para avançar às oitavas sem depender de cobranças de pênaltis. Um empate dá a vaga à equipe do município de Piripiri, que já eliminou uma equipe de Série A em sua campanha, diga-se: o estreante Cuiabá, pela segunda fase.
"O São Paulo está seguramente três, quatro gols acima do 4 de Julho [em nível], mas não basta dizer, temos de fazer", afirmou Crespo. "Faltam outros 90 minutos, no Morumbi. É uma situação que não agrada a ninguém, pois o São Paulo merece e deve demonstrar ser superior ao 4 de Julho. Mas não aconteceu."
Crespo ainda citou um erro de arbitragem no final do primeiro tempo, quando o time da casa anotou seu segundo gol para empatar o confronto — as imagens da transmissão do SporTV mostraram Gilmar Bahia adiantado na grande área no momento de um cruzamento. Do mesmo lado, na segunda etapa, um impedimento terminou por anular aquele que poderia ter sido o gol do paraguaio Galeano pelo Tricolor, que deixaria o placar em 3 a 3.
Por outro lado, o argentino também viu sua defesa se comportar mal em jogadas de bola aérea, que foram o grande motivo do triunfo do 4 de Julho.
"Independentemente disso, temos a possibilidade de jogar a volta no Morumbi e fazer a diferença que merecem os dois times", afirmou o técnico, que mandou a campo uma equipe alternativa, preservando seus principais atletas para as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
Leia abaixo a coletiva de Crespo na íntegra:
Foi surpreendido? O que o jogo traz de lição?
É ter a serenidade que se perdeu os 90 minutos, mas faltam outros 90, no Morumbi. O 4 de Julho fez um bom jogo. Infelizmente o árbitro não viu impedimento no segundo gol. Independentemente disso, temos a possibilidade de jogar a volta no Morumbi e fazer a diferença que merecem os dois times. O São Paulo está seguramente três, quatro gols acima do 4 de Julho [em nível], mas não basta dizer, temos de fazer.
O campo atrapalhou? Foi a grande causa da derrota?
Sim, é certo que o gramado não é espetacular. É um gramado difícil. Mas o time precisa ter capacidade de adaptação a situações diversas. Independentemente disso, mantenho que isso não acabou. É uma situação que não agrada a ninguém, pois o São Paulo merece e deve demonstrar ser superior ao 4 de Julho. Mas não aconteceu.
Jogadores desse time alternativo não estão correspondendo à expectativa?
Eles não eram um fenômeno após a vitória por 3 a 0 sobre o Sporting Cristal-PER [na conclusão da fase de grupos da Libertadores], mas ninguém é ruim depois de uma derrota contra o 4 de Julho. Cada um deles sabe que devem melhorar e que devem continuar a trabalhar. Temos de encarar isso com serenidade, mas preocupados não. Preciamos trabalhar mentalmente para melhorar esse aspecto.
Balanço sobre a gestão dos minutos do elenco
O balanço é claramente positivo, na medida que ganhamos um título e passamos às oitavas da Libertadores depois de cinco anos. Mas, claro, todos sabemos que devemos melhorar em muitos aspectos. O elenco está em constante evolução. Temos jogadores de Cotia que precisam errar para melhorar. Assim como temos outros grandes jogadores que precisam de uma continuidade, para pegar ritmo. Sabemos o risco que assumimos [ao poupar jogadores], porque sabemos perfeitamente também que podemos voltar a ganhar o segundo jogo no Morumbi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.