Topo

São Paulo

OPINIÃO

Crespo errou ao poupar time do São Paulo na Copa do BR? Colunistas opinam

Hernán Crespo comanda o São Paulo contra o 4 de Julho pela Copa do Brasil - BENONIAS CARDOSO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Hernán Crespo comanda o São Paulo contra o 4 de Julho pela Copa do Brasil Imagem: BENONIAS CARDOSO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/06/2021 12h20

Resumo da notícia

  • Colunistas analisam se Crespo errou ao escalar São Paulo reserva na Copa do Brasil
  • Perrone: "Erro não foi escolher reservas. Foi não conseguir corrigir problemas do time"
  • Juca: "Depois do resultado é fácil dizer que sim. Acho que ele não tinha outra alternativa"
  • "Não. Análise não pode ficar em cima apenas do resultado", opina André Rocha
  • Rodrigo Coutinho: "O problema ontem foi postura. Concentração e intensidade"

O técnico Hernán Crespo optou por escalar um time reserva na Copa do Brasil e não se deu bem: o São Paulo acabou derrotado por 3 a 2 pelo modesto 4 de Julho-PI, em Teresina, na noite de ontem (1), e agora precisará vencer por dois gols de diferença no duelo de volta, dia 8, no Morumbi, para avançar diretamente para a próxima fase do torneio nacional.

Crespo errou ao poupar o time para o jogo de ontem? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:

Não. Análise não pode ficar em cima apenas do resultado. Treinador e comissão têm um planejamento e há riscos envolvidos. Foi uma derrota vergonhosa e as responsabilidades precisam ser divididas, mas não sobre poupar titulares. São Paulo vem de jogos seguidos, tem que dosar. Na temporada passada o time definhou no final também pela questão física.
ANDRÉ ROCHA

Não acho. Decisão foi pensada e risco calculado. Chance dos reservas perderem, só se futebol apontasse. Ele aprontou.
ANDREI KAMPFF

Pode-se falar que Crespo tenha errado em algumas opções na escalação e a mais clara delas foi Orejuela na zaga. Mas a maior parte da culpa fica com os jogadores que desempenharam um péssimo papel. Escalar time B contra um rival de 4ª divisão, no atual calendário, é mais do que normal.
DANILO LAVIERI

Depois do resultado é fácil dizer que sim. Mas acho que ele não tinha outra alternativa.
JUCA KFOURI

Não. O planejamento estava correto. Ele errou em não levar reservas confiáveis.
MENON

Não errou. O calendário alucinado do futebol exige que ele poupe jogadores e, por não poder treinar adequadamente, use alguns jogos para fazer testes e ousar. Além disso, é normal que depois de uma conquista haja uma queda de desempenho porque o time perde concentração e intensidade.
MILLY LACOMBE

Eu sou radicalmente contra essa história de poupar jogador. Primeiro porque eles são fominhas. Querem jogar tudo quanto é partida. Já conversei com diversos ex e atuais atletas que me confirmaram que os próprios preferem sempre entrar em campo. Em segundo lugar, porque a equipe titular precisa ter sequência. Bem, e mesmo com tudo isso, não acho justo crucificar Crespo pelo que aconteceu ontem. Afinal, seus suplementes já tinham dado um banho no Sporting Cristal na semana passada. Quem poderia imaginar que pagariam tal mico contra o bravo 4 de Julho? São coisas do futebol?
MILTON NEVES

O erro não foi escolher os reservas. Foi não conseguir corrigir os problemas do time que estava em campo.
PERRONE

Não acho que errou. Mesmo com esse time reserva o São Paulo tem totais condições de se classificar aqui em São Paulo.
RODOLFO RODRIGUES

Crespo poupou titulares em algumas partidas do Paulista e da Libertadores, e nem por isso o time jogou da forma que se comportou ontem. Inclusive enfrentou equipes melhores que o 4 de Julho com os reservas e jogou bem, venceu. O problema do São Paulo ontem foi postura. Concentração e intensidade. Poderia acontecer também com os titulares em campo.
RODRIGO COUTINHO

São Paulo