Topo

Atos contra Copa América no Brasil devem unir torcedores nesta sexta

Divulgação/@CopaAmerica
Imagem: Divulgação/@CopaAmerica

Do UOL, em São Paulo

03/06/2021 21h20Atualizada em 03/06/2021 22h24

Um ato de torcedores ativistas deve ser colocado nas ruas do Brasil na manhã desta sexta-feira (4) contra a realização da Copa América no país, com organização da Frente Nacional pelo Futebol Popular, movimento que reúne coletivos, grupos e sócios de diversos clubes locais. A manifestação é crítica ao evento em território nacional em um momento delicado no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

A expectativa é que o ato aconteça de forma coordenada e simultânea em algumas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Uma das ideias é que os torcedores manifestem a posição crítica à Copa América diante das sedes das respectivas federações estaduais de futebol.

No Rio de Janeiro, em particular, o ato está programado para acontecer na frente da sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Em movimento da Conmebol em acordo com o governo federal, chancelado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Brasil foi anunciado ao longo da semana como o novo anfitrião da Copa América, em razão de problemas sanitários e políticos envolvendo as sedes originais do torneio, Argentina e Colômbia.

A mudança de sede da Copa América gerou uma série de críticas, seja dentro da comunidade do futebol sul-americano como de personalidades públicas brasileiras. Nesta sexta-feira, Tite, técnico da seleção, indicou que mesmo dentro do elenco que dirige existe insatisfação em relação à disputa do torneio dentro do país. O treinador prometeu externar sua posição pessoal após a rodada dupla das eliminatórias, que termina na terça-feira.

A Conmebol anunciou nos últimos dias que a Copa América terá as cidades de Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro como sedes no país. O torneio está programado para começar no dia 13 de junho.