NYTimes aponta perigo em decisão 'improvável' de Brasil sediar Copa América
O jornal "The New York Times" destacou nesta quinta-feira (3) a realização da Copa América no Brasil apesar da crise da covid-19. "Brasil tem 60 mil novos casos diários de coronavírus. O país sediará um importante evento de futebol", diz a manchete reproduzida nas versões impressa e digital do tradicional veículo norte-americano.
A reportagem explica que a Colômbia e a Argentina desistiram de sediar o evento por causa do risco de aumentar o número de infecções e mortes, mas que o Brasil surgiu nesta semana como uma improvável solução para o campeonato de seleções da Conmebol.
A seção de "citações do dia" na versão digital do jornal ainda destaca uma frase do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que é mencionada na reportagem: "Isso é uma completa loucura. É como se Roma estivesse queimando e Nero quisesse um jogo de futebol no Coliseu para comemorar".
O jornal recorda que a confirmação da Copa América no Brasil aconteceu dias depois de protestos contra o governo de Jair Bolsonaro que levaram milhares de brasileiros às ruas por todo o país. O texto menciona que a popularidade do presidente está em queda por causa do aprofundamento da crise sanitária e econômica no pais.
Ao explicar a decisão de sediar o campeonato, o senhor Bolsonaro não sinalizou qualquer preocupação com o risco político que isso representa a pouco mais de um ano das próximas eleições. Mais de 465 mil pessoas no Brasil morreram do vírus, o número mais alto do mundo depois dos EUA
The New York Times
O jornal cita que há menos de 20% de leitos de UTIs disponíveis nos lugares escolhidos para sediar os jogos (MG, GO, RJ e DF), e que todos estão atrasados em relação à média nacional de pessoas vacinadas com as duas doses (10,5%.).
A reportagem também menciona que a Copa América no Brasil inspirou memes nas redes sociais, como a #CovaAmérica —uma ironia com o risco de aumento no número de mortes por causa do torneio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.