Professor de Direito diz que STF deve autorizar realização da Copa América
O professor Wallace Corbo, da FGV Direito, afirmou hoje que o STF (Supremo Tribunal Federal) deve autorizar a realização da Copa América no Brasil. A declaração foi feita no UOL News.
"Tendo a crer que pode haver um ou dois votos, talvez três, contra a realização da Copa, mas a tendência é que ela seja permitida, mas com a demonstração do poder público de que ele está tomando medidas para conter [a pandemia da covid-19] na Copa América", afirmou Corbo.
"O principal argumento para os ministros é analisar se há ou não indícios de que a Copa vai acontecer sem controle", explicou o professor. "Demonstrar que está tomando os cuidados necessários, isso que está preocupando o Supremo no momento."
O STF julga três ações em conjunto. Um deles tem um pedido de liminar do Partido dos Trabalhadores (PT), com relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. O voto dele tem uma cobrança ao governo federal por um plano de segurança contra a covid-19, mas não houve oposição à Copa América.
Em outros dois processos, um aberto pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e outro pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Metalúrgicos (CNTM), a relatoria é da ministra Cármen Lúcia. Os votos dela também foram por negar seguimento ao mandado de segurança para suspender a competição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.