Topo

Venezuela tem 13 infectados por covid-19 às vésperas de jogo contra Brasil

Seleção da venezuela - Divulgação
Seleção da venezuela Imagem: Divulgação

Ana Flávia Oliveira e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e em Brasília (DF)

12/06/2021 10h24Atualizada em 12/06/2021 17h51

Parte da delegação venezuelana que enfrenta a seleção brasileira neste domingo (13), no estádio Mané Garrincha, testou positivo para covid-19 nesta sexta-feira. Ao todo são 13 integrantes entre jogadores e integrantes da comissão técnica. Neste sábado, o grupo foi submetido à contraprova. O resultado deve ficar pronto até o fim do dia.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ao UOL que foi notificada ontem sobre a situação pela Conmebol, que não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Em nota, a pasta informou que os infectados, que não tiveram seus nomes divulgados, estão assintomáticos e isolados em seus quartos em um hotel de Brasília. Eles estão sendo monitorados pela equipe da Conmebol e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde do DF.

A delegação venezuelana desembarcou no Brasil nesta sexta-feira (11), um dia depois de os jogadores Wilker Ángel e Rolf Feltscher testarem positivo para covid-19. Eles nem chegaram a embarcar com os companheiros e estão fora da competição.

O regulamento da Copa América deste ano prevê a possibilidade de casos de covid-19 nas delegações. Por isso, cada seleção foi autorizada a inscrever preventivamente 60 atletas, para que as reposições fossem feitas de acordo com a necessidade.

A seleção venezuelana não faria o treino de reconhecimento no gramado do estádio Mané Garrincha, mas no fim da tarde mudou de planos e decidiu realizar atividade lá. Neste sábado, o técnico José Peseiro vai conceder entrevista coletiva, ao lado de um jogador, que ainda não teve o nome divulgado.

No fim da tarde, a Conmebol explicou que os jogadores que testaram positivo foram isolados no hotel e estão em quarentena, recebendo cuidados médicos. O número de infectados foi atualizado para 13. A Federação Venezuelana de Futebol convocou 16 jogadores para substituir os infectados, temendo que novos casos possam surgir ao longo do dias.

A Venezuela está no Grupo B e é a primeira adversária do Brasil na Copa América. O jogo está marcado para amanhã às 18h no estádio Mané Garrincha.

Marcada inicialmente para acontecer na Colômbia e na Argentina, a Copa América foi transferida para o Brasil depois que os dois países desistiram de sediá-la. A Colômbia passa por crise política com protestos nas ruas, enquanto a Argentina abriu mão de receber o torneio por causa da pandemia do coronavírus.