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OPINIÃO

RMP: Para o marketing, Cristiano Ronaldo tirar refrigerante foi um desastre

Do UOL, em São Paulo

15/06/2021 12h07

Na véspera da estreia com a seleção portuguesa na Eurocopa, Cristiano Ronaldo chamou a atenção em entrevista coletiva ao tirar de sua frente duas garrafas de Coca-Cola, trocar por água e recomendar que se beba água e não o refrigerante.

Em sua participação no programa UOL News Esporte, com Domitila Becker, Renato Maurício Prado afirma que o jogador pode até ser aplaudido pelo aspecto de dar um exemplo saudável, mas que cometeu um grande erro em termos de marketing, já que a marca patrocina o evento no qual o português compete.

"Pelo aspecto da saúde, ele está correto. É óbvio que um jogador do tamanho dele dar um exemplo de não beber refrigerante e beber água, ele vai ser aplaudido por muita gente e a área da saúde certamente estaria entre esses que o aplaudiram. Mas em termos de marketing, foi um desastre, porque a Coca-Cola é uma das patrocinadoras do evento, aquelas garrafinhas não foram colocadas ali por alguém sorrateiramente", diz Renato.

"Aquilo ali é parte do marketing. É a mesma coisa que ele sentar e de repente rasgar o backdrop [painel que exibe os patrocinadores, atrás do entrevistado]. Imagina se o Cristiano Ronaldo sentasse e dissesse assim 'um momentinho', levanta, vai lá e rasga o backdrop todo atrás dele, o que todo mundo iria dizer? Maluco, enlouqueceu. Aquelas garrafinhas ali nada mais eram do que parte do marketing todo da entrevista coletiva", completa.

O jornalista afirma que, embora Cristiano Ronaldo tenha toda a sua importância e dificilmente vá ser repreendido por seu ato, ele não deveria ter feito a propaganda negativa do produto.

"O Cristiano Ronaldo é o Cristiano Ronaldo, ele faz as coisas e ninguém vai ter coragem de dizer para ele: 'não faça isso'. Eu entendo a mensagem legal em termos de saúde, mas em termos de marketing esportivo e de compromisso com as marcas que patrocinam o torneio, ele não podia ter feito aquilo ali, não", conclui.