Estádio onde treinou a seleção foi "inaugurado" por Zé Love em Brasília
O Brasil se despediu de Brasília na última segunda-feira (14) após realizar um treinamento no estádio do Defelê. O local, atualmente utilizado pelo Real Brasília, já foi casa de uma equipe com o mesmo nome, recebeu o Cruzeiro de Tostão e foi "inaugurado" por Zé Love após reforma.
O Ciro Machado Espírito Santo, mais conhecido como estádio do Defelê, teve seus primeiros jogos realizados em 1960. Mas a estrutura e a realidade eram completamente diferentes.
O local era acanhado e recebia os compromissos do time com o mesmo apelido. O Defelê Futebol Clube, na verdade, era Departamento de Força e Luz Futebol Clube. Das letras D, F e L veio o Defelê.
O clube foi importante no contexto regional. Fundado em 1959 por Wander Abdala, nome histórico do futebol do Distrito Federal, foi quatro vezes campeão do Estadual e jogou a Taça Brasil de 1963, mas fechou as portas na década de 80.
Tostão e Zé Love
Quatro anos após sua inauguração, o estádio recebeu um triangular amistoso entre Defelê, Rabello e Cruzeiro para celebrar a colocação de um novo gramado. O time mineiro, na época, contava com Tostão, que havia acabado de se transferir do América-MG. Ele brilhou em campo e levou sua equipe ao título.
O tempo passou e o Defelê se tornou obsoleto. Era utilizado apenas em competições amadoras, até uma iniciativa do Real Brasília, que decidiu reformar o local para receber seus jogos. As obras, cujo prazo apontava para 2019, atrasaram e o local só ficou pronto para uso em 2020. O primeiro jogo oficial foi Real Brasília contra o Brasiliense, pelo Campeonato Candango do ano passado. E quem entrou para história como autor do primeiro gol após a reforma foi Zé Love, que fez o da vitória do Brasiliense por 1 a 0.
Pouco mais de um ano depois, lá estiveram os jogadores da seleção brasileira para um trabalho leve.
O Defelê segue como local de treinamento autorizado para seleções durante a Copa América. Até agora, Brasília recebeu a seleção brasileira e a Venezuela, que optou por usar o CT do Brasiliense.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.