Topo

Corinthians

Mosquito volta ao CT, e Corinthians pode ter formação ofensiva na quinta

Gustavo Silva, o Mosquito, durante partida entre Corinthians e RB Bragantino, pelo Brasileirão 2021. - Ettore Chiereguini/AGIF
Gustavo Silva, o Mosquito, durante partida entre Corinthians e RB Bragantino, pelo Brasileirão 2021. Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/06/2021 04h00

Nos últimos jogos, o técnico Sylvinho tem montado o Corinthians com três volantes em um esquema que prioriza a compactação defensiva. Na próxima quinta (24), contra o Sport, a equipe pode ter um perfil mais ofensivo. Isto porque, o atacante Gustavo Mosquito retornou aos treinos no CT Joaquim Grava e o garoto Vitinho pode ganhar a vaga de Roni no meio de campo.

Como o próximo duelo do Corinthians acontece na Neo Química Arena, a comissão técnica estuda mexer na estrutura tática da equipe. A ideia é dar mais mobilidade ao sistema ofensivo e oferecer ao centroavante Jô condições de finalizar ao gol adversário com mais frequência. Por isso, uma alternativa seria sacar Roni e colocar Vitinho, dando mais intensidade ao meio e abrindo mão da marcação.

O retorno do atacante Gustavo Mosquito, que foi liberado pela diretoria para viajar ao Paraná e ficar com a família após a morte de seu pai na semana passada, ajuda no planejamento da comissão técnica. O jogador tem sido o principal nome do sistema ofensivo, atuando aberto pela direita junto com o lateral Fagner no setor.

Juntas, as ideias de ter um meio de campo focado na criação com Vitinho em conjunto com a profundidade do ataque pelo lado direito, dão a Sylvinho uma alternativa que ainda não foi testada no Corinthians. O treinador tem priorizado a defesa e, aos poucos, vai fazendo algumas pequenas alterações na formação titular para encontrar um equilíbrio.

As duas próximas sessões de treinamento no CT Joaquim Grava serão utilizadas para observar a formação. O Corinthians ainda não venceu em Itaquera sob o comando de Sylvinho, que registra o pior início de um técnico no clube nos jogos em casa desde a inauguração do estádio, em 2014.

Corinthians