Com 'mensagem cifrada', Abel cobra foco ao Palmeiras e calma com a base
A reclamação pela falta de reforços dominou a entrevista coletiva de Abel Ferreira ontem (23), após a derrota para o Red Bull Bragantino por 3 a 1, mas as declarações do treinador têm também uma 'mensagem cifrada' que cobra foco ao Palmeiras e mais calma com os jovens que saíram da base.
Quando perguntado sobre as ausências de Lucas Lima e Patrick de Paula —que foram flagrados sem máscara em festas noturnas em meio à pandemia—, Abel mudou o rumo da resposta para dizer que "torcida e imprensa têm que ouvir o discurso do treinador do Palmeiras no final do jogo da Copa [do Brasil] e o do primeiro jogo do Paulista". São dois recados.
O primeiro é por foco e humildade, contra o 'salto alto', uma mensagem que está nas "palavras que eu disse na final da Copa do Brasil, sobre o que aconteceria se todos nós não tivéssemos atentos", como o treinador lembrou ontem.
"Temos que perceber que, se ficarmos iguais, vamos parar. O segredo é perceber o que temos que melhorar na hora que ganhamos, não esperar que as coisas deem mal para correr e corrigir"
disse Abel Ferreira após o título da Copa do Brasil 2020
Pode não ser uma cobrança direta a Lucas Lima e Patrick de Paula, citados na pergunta de ontem, mas sim a todos os jogadores (por foco) e à diretoria (pela falta de reforços). O mesmo vale para o segundo recado, sobre as categorias de base: um pedido por humildade no elenco e o argumento de que os jovens formados em casa não substituem os reforços que Abel gostaria de ter.
"Quando o Benfica passou a apostar na formação de jogadores sem critério, teve problemas. É preciso apostar com critério, com tempo. Uma coisa é formar na base, em que se ganha ou perde, aqui [no profissional] precisamos ganhar sempre"
disse Abel após o primeiro jogo da temporada
Naquela ocasião, o treinador ainda tratou o uso da base como "desafio" também para a torcida. "Quero saber se quando jogarmos aqui em casa, apostarmos nos meninos da base e eles errarem gols, errarem os passes, se serão vaiados ou aplaudidos", disse Abel em março.
Quanto à mensagem interna, o significado fica mais claro com a citação que Abel Ferreira fez ontem a Pep Guardiola, sobre Phil Foden, o destaque da base do Manchester City sobre o qual o técnico catalão, no entanto, disse não saber "se estará disposto a ouvir da mesma maneira que ouviu no ano anterior".
A derrota para o Bragantino freou a reação do Palmeiras, que vinha de duas vitórias no Brasileirão. O time ocupa o quarto lugar, mas pode perder até três posições a depender dos resultados de hoje (24).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.