Topo

Brasil terá estreia e mais mudanças para cumprir tabela na Copa América

Tite orienta jogadores durante treino da seleção brasileira de hoje (26), na Granja Comary - Reprodução/CBF TV
Tite orienta jogadores durante treino da seleção brasileira de hoje (26), na Granja Comary Imagem: Reprodução/CBF TV

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, em Goiânia

26/06/2021 12h31Atualizada em 26/06/2021 14h24

Já classificada em primeiro lugar no Grupo B da Copa América, a seleção brasileira deve ter muitas novidades na escalação que fecha a fase de grupos somente para cumprir tabela amanhã (27), às 18h, contra o Equador, no estádio Olímpico de Goiânia. A primeira delas é a estreia na competição do volante Douglas Luiz, que inclusive foi escolhido para entrevista coletiva após o treinamento na Granja Comary.

Ele falou sobre a expectativa de jogar e deu uma dica que Renan Lodi deve ganhar uma oportunidade. "Professor Tite entende muito bem a forma que eu gosto de jogar, a função que eu vou fazer é exatamente a mesma que eu vinha fazendo nos outros jogos porque me sinto confortável, faço a cobertura do Lodi na subida dele e chego por trás para finalizar ajudando o ataque e a defesa. É uma posição que estou confortável para fazer", afirmou.

"Eu entendo que aqui dentro da seleção são os melhores, entendo e respeito a posição do treinador e dos jogadores que estão jogando. Vou ter minha chance amanhã e espero retribuir da melhor forma possível. É uma emoção muito grande só de estar no grupo e estou bem tranquilo e feliz. Amanhã pretendo fazer minha melhor função", completou.

O técnico Tite permitiu a transmissão de apenas 25 minutos das atividades de hoje, que envolveram aquecimento e o começo de um trabalho técnico em espaço reduzido com enfrentamento de dez contra dez jogadores. Depois, ele manteve em segredo a parte tática, que teve movimentações e bolas paradas ofensivas com o time titular.

Neste treino técnico que foi exibido em sua primeira parte, é possível que Tite tenha oposto os defensores e atacantes que serão titulares contra o Equador. Os times trabalharam sem goleiro. Um deles teve Danilo, Thiago Silva, Luan Patrick (zagueiro que completa treinos por causa da lesão de Felipe) e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Everton Ribeiro; Vini Jr, Neymar e Richarlison.

Do outro lado estiveram os seguintes: Emerson, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Fabinho, Douglas Luiz e Roberto Firmino; Éverton Cebolinha, Roberto Firmino e Gabigol. O atacante Gabriel Jesus não participou deste trabalho por desgaste físico.

Considerando que os times eram formados por uma mistura de titulares e reservas, uma provável escalação para amanhã é esta: Alisson (ou Ederson); Emerson, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Fabinho, Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Vini Jr, Neymar e Richarlison.

A seleção voa para Goiânia ainda hoje, no fim da tarde, e entra em campo amanhã. Já na segunda-feira volta para o Rio de Janeiro e segue a rotina para o mata-mata que começa na sexta.