Questionado sobre Castan, Vasco destaca "respeito às individualidades"
Após o Vasco divulgar diversas ações em apoio às causas do movimento LGBTQIA+, o zagueiro Leandro Castan fez uma publicação em rede social que causou polêmica. Questionado sobre a postagem do camisa 5, o Cruz-Maltino afirmou se orgulhar de ser "um defensor histórico da diversidade" e apontou que a "inclusão e acolhimento defendidos pressupõem o respeito às individualidades".
Logo cedo, o clube publicou um manifesto contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro. Além disso, mostrou um mosaico feito em São Januário com a palavra "Respeito", uma mudança nas bandeirinhas do estádio e lançou uma camisa com as cores do arco-íris na faixa diagonal, tradicionalmente branca ou preta.
Pouco depois, Castan publicou uma foto e usou, na legenda, um texto bíblico que contém trechos como "sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra" e "Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos".
Para muitos, a postagem teve conexão direta com as ações propostas pelo Vasco e houve muitas críticas ao jogador. Questionado, o Cruz-Maltino emitiu o comunicado oficial que pode ser lido na íntegra abaixo.
"O Vasco da Gama é um clube que se orgulha de ser um defensor histórico da diversidade, o que o torna, de fato, um clube de todos. A inclusão e acolhimento defendidos pelo Vasco pressupõem o respeito às individualidades e opiniões de seus atletas, colaboradores e torcedores. O Vasco está imbuído da missão de participar ativamente do debate acerca de temas importantes para a sociedade, o que não significa limitar a participação de quem quer que seja nessas discussões. O Clube mantém seu espírito democrático e espera de todos o respeito pela diversidade que sempre marcou a história do Vasco da Gama".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.