Sylvinho explica mudanças e lamenta empate do Corinthians: "saímos tristes"
O técnico Sylvinho reconheceu que o Corinthians deixou escapar a vitória em São Januário, no jogo deste domingo (27), contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de ter saído em vantagem na partida e ainda ver o adversário ficar com um jogador a menos após a expulsão de Abel Hernández, no segundo tempo, o Timão sofreu um gol em um lance de desatenção da defesa e ficou no empate em 1 a 1.
"Não sei se decepcionado, mas triste sim. Eu vi desta maneira, construímos um primeiro tempo bom, estávamos organizados e em transições ofensivas com passes e algumas vezes com inversão. Tivemos sim essa sensação. O campeonato é longo, é difícil, o adversário fez mudanças. Saímos tristes pela possibilidade de ter saído com a vitória. Lutamos até o fim, ficamos expostos, mas faz parte do campeonato. A palavra é triste", afirmou Sylvinho.
Mesmo com um a mais em campo, o Corinthians chegou a sofrer a virada em São Januário, mas o atacante argentino Raúl Bobadilla, do Fluminense, estava em posição de impedimento e o lance foi anulado. De acordo com Sylvinho, os minutos finais foram de tensão, já que o Alvinegro optou em se lançar ao ataque e correr riscos de sofrer a virada.
"Um jogo de 11 contra 11, as defesas marcando baixo e depois você precisou construir jogo. À medida que eles ficaram com um homem a menos e conseguiram o empate, nós tivemos que sair para poder proporcionar e propor mais jogo. Isso fez com que o Fluminense baixasse suas linhas e jogasse no contra-ataque. Nós ficamos expostos. Você vai buscar o resultado e se expõe. A defesa ficou exposta, mas era proposital. O jogo ficou perigoso. Era um outro viés, tivemos que propor algo e nós tentamos. Evidentemente que fica exposto, nós queríamos ganhar o jogo", explicou Sylvinho ao ser questionado sobre a postura tática do Corinthians no segundo tempo.
Com o empate no Rio de Janeiro, o Alvinegro somou seu nono ponto no Brasileirão após sete partidas disputadas. O Corinthians está em uma zona intermediária na tabela de classificação, mas dentro do grupo que garante vaga na Copa Sul-Americana da próxima temporada.
O próximo desafio do time comandado por Sylvinho é na quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), diante do rival São Paulo. O Corinthians jamais foi derrotado pelo Tricolor na Neo Química Arena e tenta manter o tabu no meio desta semana.
Veja outros trechos da entrevista coletiva de Sylvinho:
Queda de rendimento na segunda etapa
"Com relação a rendimento, normalmente no segundo tempo tem sempre um outro viés com as substituições, mudanças táticas. Isso muitas vezes pode ofuscar o que é a performance, o que é a parte física. É um ciclo pequeno, em menos de três dias entramos em campo e não é fácil dar ao atleta para ele performar. Não é simples. O conteúdo para esse jogo foi um pouco a mudança do Fluminense, um time que recuou as suas linhas foi jogar em contra-ataque. Tivemos erros na nossa construção. Houve uma aceleração de construção do nosso jogo e isso fez com que os contra-ataques do Fluminense tivessem êxitos".
Desempenho da defesa
"Mudou a postura do jogo. Um jogo de 11contra 11, as defesas marcando baixo e depois você precisou construir jogo. À medida que eles ficaram com um homem a menos e conseguiram o empate, nós tivemos que sair para poder proporcionar e propor mais jogo. Isso fez com que o Fluminense baixasse suas linhas e jogasse no contra-ataque. Nós ficamos expostos. Você vai buscar o resultado e se expõe. A defesa ficou exposta, mas era proposital. O jogo ficou perigoso. Era um outro viés, tivemos que propor algo e nós tentamos. Evidentemente que fica exposto, nós queríamos ganhar o jogo".
Retorno de Marquinhos
"É um atleta que é do clube e nós pedimos a incorporação dele. Pode fazer a externa pela esquerda e pela direita, vai nos ajudar muito e está no nosso elenco".
Sentimento de derrota em São Januário
"Não sei se decepcionado, mas triste sim. Eu vi desta maneira, construímos um primeiro tempo bom, estávamos organizados e em transições ofensivas com passes e algumas vezes com inversão. Tivemos sim essa sensação. O campeonato é longo, é difícil, o adversário fez mudanças. Saímos tristes pela possibilidade de ter saído com a vitória. Lutamos até o fim, ficamos expostos, mas faz parte do campeonato. A palavra é triste".
Importância de Gustavo Mosquito
"É um atleta muito importante para a gente, está performando bem. É uma pessoa genial, um grande atleta. Tem marcado uma diferença no nosso grupo e fico feliz pelo Gustavo".
Aspecto físico da equipe
"O jogo muda, as situações mudam e nós ficamos expostos para buscar o gol e a vitória. Isso de repente dá uma situação de que fisicamente poderíamos ceder espaços. Não vejo como uma situação física, mas de busca pelo resultado. Foram alternâncias táticas".
Desempenho de Xavier
"É um atleta da função, da posição. O Cantillo vem de seis jogos seguidos, chegou cansado. O Xavier fez uma boa partida, são características diferentes. O Cantillo tem uma qualidade técnica muito boa, um atleta que fica protegido. O Xavier tem mais imposição, conseguiu um bom lançamento, o Gustavo estava ciente que aquela bola chegaria. Esses atletas jovens estão dando resultado, muitas vezes em situações complicadas. São atletas que precisam e estão evoluindo. À medida do possível vamos usá-los. É muito bom enaltecer a dedicação que os atletas tiveram hoje".
Substituições no segundo tempo
"O Araos estava com o cartão amarelo e corríamos certos riscos no jogo. Com a saída do Vital ganharíamos em potência, é um atleta que tem gol e pisa a área adversária com mais frequência. Ontem [sábado] ele teve um processo e estávamos preocupados. O Cantillo precisamos acelerar porque estávamos com dificuldades na saída, a construção estava limpa. O Adson é um atleta que poderia pelo lado direito. O Gustavo cansou, e o Adson entrou por ali para dar um pouco mais de profundidade e velocidade no jogo. O Roni era uma troca de cansaço puro do Gabriel. Essas eram as intenções que tínhamos e infelizmente não conseguimos o gol da vitória".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.