Topo

Mauro: "Problema do SPFC parece mais profundo e evidencia plano equivocado"

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 00h47

O São Paulo continua sem vencer no Brasileirão. Neste domingo (27), o Tricolor visitou o Ceará e ficou no empate por 1 a 1 no Castelão. São apenas quatro pontos ganhos em sete partidas, que deixam o time na zona de rebaixamento e com o pior início de campeonato na era dos pontos corridos.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Mauro Cezar Pereira, Renato Maurício Prado e Menon - os comentaristas falaram sobre o momento ruim vivido pelo São Paulo e tentaram explicar os motivos pelos quais o time tem encontrado tantas dificuldades.

Os constantes e numerosos desfalques têm sido apontados como um dos fatores principais da queda de produção do São Paulo em relação ao time que conquistou o título estadual. Para Mauro, porém, o Tricolor enfrenta outros problemas também, que podem comprometer a equipe no duelo das oitavas de final da Libertadores contra o Racing.

"Acho que existem problemas além dos desfalques e que evidentemente custam muito caro, como a passividade dos jogadores. A defesa parecia não existir. O problema parece ser mais profundo e evidencia um planejamento equivocado, pelo fato de ter se aplicado tanto no Paulista. Poupou jogadores na Libertadores para jogar o Paulista. Agora, aproxima-se o confronto com o Racing pela Libertadores e fica cada vez mais difícil para o São Paulo pelo futebol que vem jogando", opinou.

Menon concorda "Hoje, o São Paulo não tinha Arboleda, Miranda e Leo, que é a zaga titular. Não tinha Luan, Gabriel Sara, Benítez e Rigoni [como titulares]. Tem muita lesão muscular. Talvez o São Paulo tenha exagerado no Campeonato Paulista. Deveria ter poupado mais jogadores e feito um revezamento mais amplo, trocar mais durante o jogo. A verdade é que não fez e hoje está em uma situação dessa", comentou.

Renato também reconhece que a prioridade dada ao estadual ajuda a explicar como o São Paulo tem um início tão ruim no Brasileirão, mas acredita na recuperação do time. "O São Paulo virou o fio. Fez toda a preparação física e psicológica para ganhar o estadual, que transformou na Copa do Mundo. O São Paulo vai demorar para se recuperar. Só não tem mais problemas porque os grandes estão patinando. Não tem ninguém disparando. O São Paulo deve começar a se recuperar em breve. Tem chance de chegar, mas não vai disputar o título", opinou.

Para Menon, a ressaca pela conquista do título estadual já deveria ter passado. "Essa questão pode até existir, mas é inadmissível. O jogador ganhou o campeonato, mas o salário continua caindo todo mês, então não poderia ter essa situação toda. O sinal de alerta já foi dado naquela derrota para o 4 de Julho. Era o time reserva, mas não conseguiu passar. O são Paulo não tem um elenco tão bom assim. Está jogando mal e isso é perigoso", finalizou.