Resumo da notícia
- Colunistas analisam motivo de jogos da Euro serem tão melhores que da Copa América
- Perrone: "Parece até que são praticados esportes diferentes nas duas competições"
- Marcel: "É um combo. Tecnicamente e taticamente os times europeus são superiores"
- "Porque estamos perdendo de goleada para os europeus", analisa Andrei Kampff
A Eurocopa definiu ontem (28) mais dois classificados para as quartas de final com jogos de tirar o fôlego: Espanha 5 x 3 Croácia com vitória apenas na prorrogação, e França 3 x 3 Suíça com classificação dos suíços na decisão por pênaltis. Enquanto isso, as partidas da Copa América, realizada no Brasil, continuam apresentando um futebol fraco tecnicamente e de pouca emoção quando comparadas com as do Velho Continente.
Mas por que os jogos da Eurocopa são tão melhores que os da Copa América? Essa foi a pergunta que fizemos aos colunistas do UOL Esporte. Veja o que eles responderam:
Superioridade evidente nos níveis técnico e tático, maior intensidade e o "plus" da presença de público. Sem contar a banalização da Copa América, com a quarta edição em seis anos.
ANDRÉ ROCHA
Porque estamos perdendo de goleada para os europeus. Na organização, nas estratégias de jogo, no interesse pela competição e até em qualidade técnica.
ANDREI KAMPFF
Porque os gramados são excelentes, os jogadores são melhores, os treinadores mais bem preparados e, também, porque o torcedor voltou, mas, aí, será preciso ver as consequências daqui a uns dias.
JUCA KFOURI
É um combo. Tecnicamente e taticamente os times europeus são superiores, a intensidade dos jogos na Eurocopa é muito superior à da Copa América. Mas não é só isso, não é só jogo bonito x jogo feio, afinal tem muito jogo feio cheio de gols e emocionante. A Eurocopa tem gramados melhores, arbitragem melhor, VAR melhor utilizado, melhor comportamento dos atletas (se reclama muito menos com os árbitros, por exemplo). A América do Sul ficou para trás em diversos aspectos do jogo em campo, mas também da organização.
MARCEL RIZZO
A Eurocopa tem 24 seleções e a Copa América, apenas dez. É possível ver mais variações táticas e bons jogadores mesmo em seleções fracas, como Bale em Gales.
MENON
Primeiro porque só temos duas seleções de ponta mesmo no nosso continente, enquanto a Europa conta com pelo menos oito selecionados tops. E também porque as fortes ligas do Velho Continente acabam, por tabela, fortalecendo as seleções locais. Por isso, perto da Eurocopa, a Copa América é um Desafio ao Galo com grife.
MILTON NEVES
Porque tudo na Eurocopa é melhor: nível técnico, preparo físico, arbitragem e gramado. Parece até que são praticados esportes diferentes nas duas competições.
PERRONE
Os jogadores são melhores, as seleções, mais bem treinadas e as filosofias de jogo, muito mais modernas. O gramado dos estádios europeus também ajuda (tem jogo da Copa América sendo disputado em verdadeiros pastos), assim como a presença de torcedores nas arenas, que cria uma atmosfera de que aquelas partidas estão realmente valendo alguma coisa de importante.
RAFAEL REIS
São vários fatores: gramados perfeitos, organização do torneio muito mais bem-feita, estádios com público (graças a políticas sanitárias eficientes), treinadores mais afeitos ao futebol moderno e, por mais difícil que seja admitir, jogadores superiores tecnicamente.
RENATO MAURÍCIO PRADO
A Euro tem um clima de Copa do Mundo para eles. O torneio de agora marcou a volta dos torcedores aos estádios, as seleções são fortes, estão ali os principais jogadores dos grandes times do Europa, e a busca pelo título pode consagrar uma geração. Aqui na América do Sul banalizaram o torneio, que vem sendo disputado com muita frequência. O público e os próprios jogadores não levam a competição a sério. Mas ainda acho que estamos vendo alguns bons jogos aqui, principalmente nas partidas com os craques Messi, Neymar e Luis Suárez.
RODOLFO RODRIGUES
A qualidade técnica e tática é superior na Europa, sem contar a motivação pra jogar uma competição que acontece de fato e de direito. Até os jogadores já entenderam que a Copa América é uma ferramenta apenas caça níquel para a CONMEBOL, e eles acabam sendo usados nisso. Está totalmente banalizada, e isso influencia nos níveis de concentração e intensidade das equipes.
RODRIGO COUTINHO
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.