Topo

São Paulo

Léo se consolida no São Paulo como zagueiro e anula ataque do Corinthians

Mosquito e Léo disputam a bola, durante a partida entre Corinthians e São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Mosquito e Léo disputam a bola, durante a partida entre Corinthians e São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

01/07/2021 04h00

A mudança feita por Fernando Diniz colhe frutos até hoje no São Paulo. Lateral-esquerdo de origem, Léo passou a atuar como zagueiro com o antigo comandante e seguiu assim com a chegada de Hernán Crespo. No clássico de ontem (30) contra o Corinthians, anulou o ataque adversário e saiu da partida como o melhor jogador em campo.

A função de Léo na partida era a de impedir os ataques de Gustavo Mosquito. Jogador mais agudo do Corinthians, ele tem sido o responsável pela maior parte dos lances de perigo criados pelo time de Sylvinho. O auxiliar-técnico Juan Branda, então, decidiu fazer uma marcação individual nele, com Léo responsável por se aproximar sempre que o rival pegava na bola.

Gustavo Mosquito, do Corinthians, disputa lance com Léo, do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Gustavo Mosquito, do Corinthians, disputa lance com Léo, do São Paulo
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O resultado foi uma partida impecável do camisa 16. No segundo tempo, Sylvinho tirou Mosquito e colocou Marquinhos na função. A mudança não trouxe o efeito esperado pelo treinador corintiano, e Léo seguiu vencendo os embates com o ataque adversário.

Sistema defensivo recomposto

A atuação de Léo contou com duas grandes ajudas. Recuperados de lesão, Miranda e Luan começaram a partida como titulares. O primeiro ajudou na solidez da linha de três zagueiros. Já o segundo foi responsável por impedir as subidas de Vitinho e dobrar com Léo a marcação em Mosquito. O problema é que ambos sentiram incômodo muscular e terão de ser reavaliados.

Esse foi o quinto jogo em que Léo começou como titular do São Paulo no Brasileirão. Ele começou na reserva no clássico contra o Santos, quando Crespo optou por improvisar Reinaldo na zaga, e contra o Ceará. Neste último, no entanto, ele havia sido poupado para o duelo contra o Corinthians. A atuação de ontem mostrou que a precaução trouxe resultados.

O empate por 0 a 0 com o Corinthians foi o segundo jogo em que o São Paulo não sofreu gols no Brasileirão - o outro aconteceu na estreia, também em um 0 a 0, com o Fluminense. Com uma defesa mais sólida, a missão agora é recuperar o sistema ofensivo. O São Paulo marcou apenas quatro gols, sendo o dono da quarta pior marca da competição.

O próximo compromisso será em casa, contra o Red Bull Bragantino, no domingo (4). A dúvida até lá será se Léo terá os parceiros Miranda e Luan. Os dois deixaram o jogo contra o Corinthians com desconfortos musculares e serão reavaliados na parte da tarde de hoje, na reapresentação da equipe no CT da Barra Funda.

Conta do Paulistão chegou para o Tricolor | UOL SÃO PAULO #18

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL São Paulo, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e YouTube.

São Paulo