Topo

Prazo para Abel ter todo o elenco no Palmeiras vai de uma semana a dez dias

Marcos Rocha e Felipe Melo, jogadores do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Marcos Rocha e Felipe Melo, jogadores do Palmeiras, em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

De São Paulo

01/07/2021 15h36

Abel Ferreira está a mais ou menos dez dias de poder contar com todo o elenco do Palmeiras na Academia de Futebol, caso Brasil, Uruguai, Paraguai ou Colômbia cheguem à final da Copa América. O próximo dia 10, quando acontece a decisão, pode ser a data do último compromisso de Weverton, Gustavo Gómez, Viña e Borja com suas seleções até a próxima convocação.

Mas o prazo pode ser ainda menor. Já é sabido que ao menos um dos quatro jogadores estará nas semifinais da competição, no próximo dia 6, pois a Colômbia de Borja e o Uruguai de Viña se enfrentam no sábado (3) por uma das vagas. Desse modo, na melhor das hipóteses para o Palmeiras, os seus quatro jogadores no torneio já podem estar livres a partir de 6 de junho. E um deles, ao menos, já estará liberado no próximo sábado.

Em caso de algum dos quatro chegar à final, porém é de se imaginar que os jogadores que estiverem na decisão demorem um pouco mais para se apresentarem —por isso o prazo estendido em relação à data da final, que ocorre em nove dias.

Nesta quinta-feira, Abel recebeu no centro de treinamentos Dudu e o zagueiro Pedrão, que retornaram de empréstimos ao Al-Duhail (CAT) e ao Nacional (POR), respectivamente.

Time completo em campo, só em agosto

Se para trabalhar com todos os jogadores falta pouco, para poder escalá-los, o prazo é um pouco mais longo.

Isso porque Dudu, Borja e Pedrão só poderão atuar a partir de agosto, quando reabre a janela para jogadores provenientes do exterior poderem entrar em campo.

Além disso, o atacante Gabriel Veron, em parte final de transição física, já está treinando com o grupo, mas sua liberação para os jogos oficiais ainda é incerta. É muito possível, porém, que isso demore menos de um mês.

Pelo Brasileiro, o primeiro compromisso do Palmeiras após 1º de agosto será no dia 8, contra o Fortaleza, no Allianz Parque.

Já as quartas de final da Libertadores, caso o Palmeiras passe pela Universidad Catolica (CHI) nas oitavas, acontecerão em 11 e 18 de agosto.

Situação de Borja segue indefinida

Até por conta da Copa América, o Palmeiras não tem enorme pressa para definir a situação de Miguel Borja.

O jogador segue na mira do Junior (COL), mas os colombianos ainda não formalizaram uma proposta oficial por sua contratação. O Palmeiras não vai mais aceitar emprestar o jogador à equipe.

Nas últimas semanas, emissários do clube caribenho chegaram a mencionar a possibilidade de adquirir 50% dos direitos do jogador por US$ 3,5 milhões. O Palmeiras, porém, trabalha com valores a partir de US$ 4,5 milhões para uma possível transação do tipo. E, de todo modo, a proposta nunca veio.