Sylvinho encaixa defesa do Corinthians e tem 2ª melhor média da Série A
No comando do Corinthians há pouco mais de um mês, Sylvinho priorizou a construção da solidez do sistema defensivo em suas primeiras semanas de trabalho. A estratégia tem surtido efeito e, após oito rodadas do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro já registra a segunda menor média de gols sofridos entre todos os clubes da Série A.
Até aqui, em oito partidas disputadas, o Timão foi vazado em seis oportunidades, tendo saído ileso contra São Paulo, Bahia e América-MG. A média de 0,75 gol sofrido por jogo apenas não é melhor do que a do Atlético-GO, que sofre um gol a cada dois jogos nestas primeiras rodadas da Série A.
A explicação para a evolução defensiva do Corinthians passa pela mudança do esquema adotado por Sylvinho. Com três volantes, os zagueiros ficam mais protegidos e os laterais têm liberdade para atacar. Em contrapartida, a equipe ainda encontra muita dificuldade para se impor ofensivamente e, até aqui, aposta única e exclusivamente na velocidade pelas beiradas do campo.
"Vejo um Corinthians organizado, se defendendo bem, sofrendo menos. Outras fases virão. Você me pergunta de 30 dias de trabalho e, realmente, a gente está buscando melhoras, contente com a entrega. As coisas do futebol são muito rápidas. Temos que cuidar da parte ofensiva, do meio campo, da parte de criação. O time é a cara do Corinthians e é isso que nós queremos", afirmou Sylvinho, que agora prevê focar nos homens da frente.
Outro ponto que ajuda a explicar o bom momento do Alvinegro defensivamente é a boa fase da dupla de zaga, atualmente formada por João Victor e Gil. O jovem de 22 anos assumiu o posto entre os titulares, colocou o experiente Jemerson no banco de reservas e tem se destacado pela saída de bola, auxiliando os volantes e, sobretudo, o lateral Fagner.
O experiente Gil, depois de ser muito criticado pela torcida e receber sondagens de outros clubes da Série A, voltou a desempenhar um bom futebol e hoje é uma das lideranças técnicas do elenco.
As melhores médias defensivas do Brasileirão Série A:
1º Atlético-GO - média de 0,5 gol sofrido por jogo
2º Corinthians - 0,75 gol por jogo
3º Athletico-PR - 0,85 gol por jogo
4º Fortaleza, Santos e Sport - 0,87 gol por jogo
5º Flamengo, Cuiabá e Atlético-MG - 1 gol por jogo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.