Topo

Copa América: Peru perde atleta mais decisivo do time para enfrentar Brasil

Buda Mendes/Getty Images
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Eder Traskini

Do UOL, em Goiânia

03/07/2021 04h00

O Peru avançou às semifinais da Copa América ao vencer o Paraguai nos pênaltis na noite de ontem (2), no estádio Olímpico, em Goiânia, mas saiu de campo com um fato a lamentar: a expulsão do atacante André Carrillo, jogador mais decisivo do time no torneio ao lado do centroavante Lapadula.

Carrillo participou de quatro dos oito gols marcados pela equipe na competição: foram duas bolas na rede e duas assistências. Lapadula também soma quatro participações diretas, mas marcando três vezes e dando uma assistência.

No empate por 3 a 3 no tempo normal com o Paraguai, Carriilo foi o principal jogador da equipe. Deu a assistência para Lapadula no primeiro gol, tocou de letra pra Yotún colocar Lapadula na cara do goleiro no segundo tento e tocou para o próprio Yotún marcar o terceiro.

No entanto, cinco minutos depois da última assistência, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso de campo. Carrillo costuma jogar aberto pela direita, enquanto Cueva faz o mesmo do outro lado do campo. Ambos têm liberdade para atacar o centro do gramado, mas Carrillo tem feito melhor tal movimentação importante no esquema do técnico Ricardo Gareca nas últimas partidas.

Sem o jogador para a semifinal contra o Brasil, o técnico argentino vai enfrentar uma situação inédita na competição, já que Carrillo é o único homem de frente que não tinha sido sequer substituído durante o torneio.

Sem um substituto imediato, o treinador tem algumas opções e precisará decidir o que fazer para enfrentar a equipe que impôs ao Peru a única, e sonora, derrota da competição até aqui: o time de Tite fez 4 a 0 no Peru na estreia. Luis Iberico, Alex Varela ou o centroavante Santiago Ormeño são opções para Gareca, com Wilder Cartagena como uma alternativa mais defensiva.