Topo

São Paulo

São Paulo aproveita contrato perto do fim para agir em namoro com Calleri

Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

03/07/2021 04h00

Depois de cinco anos, o São Paulo deu um passo adiante no namoro que vem tendo com Jonathan Calleri. Restando apenas um ano e meio para que termine o contrato do argentino com o Deportivo Maldonado, do Uruguai, o time do Morumbi decidiu apresentar uma proposta aos agentes do jogador.

O movimento da diretoria vem depois de anos de sondagens e consultas que nunca evoluíram para algo concreto. A volta de Calleri ao Morumbi é especulada desde que ele deixou o clube rumo à Inglaterra, onde atuou no West Ham. Isso já faz cinco anos. Desde então, ele foi emprestado para Las Palmas, Alavés, Espanyol e Osasuna, todos da Espanha.

A diferença dessa vez é que o contrato de Calleri está próximo do fim. O Deportivo Maldonado tem apenas mais um ano para tentar recuperar parte dos US$ 11 milhões que investiu para tirar o jogador do Boca Juniors - daqui a12 meses ele poderá assinar um pré-contrato, sem custos, com qualquer equipe. O time uruguaio é gerido por um grupo de empresários. Calleri jamais entrou em campo pela equipe.

O jogador se encaixa na ideia do São Paulo por ser uma oportunidade de mercado. Não é de hoje que o time do Morumbi procura um centroavante para completar o elenco. Atualmente, Eder desempenha a função e tem Pablo como reserva - no Athletico-PR, o hoje contestado atacante costumava jogar mais pelo lado do campo.

O ataque do São Paulo tem sido um problema neste início de Brasileirão. Foram apenas quatro gols marcados em oito jogos. O clube ainda não venceu na competição e abre a zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos.

A passagem de Calleri pelo São Paulo dá a sensação aos torcedores de que ele poderia resolver o problema. Em apenas seis meses em que ficou no Morumbi, o argentino marcou 16 gols, sendo importante na campanha da Libertadores de 2016, em que a equipe chegou nas semifinais.

Na Europa, no entanto, o bom desempenho não apareceu. A melhor temporada de Calleri foi a de 2017/18, quando marcou 12 gols em 41 jogos com a camisa do Las Palmas. Pelo West Ham foi apenas um gol em 19 jogos. Nas outras três temporadas, ele não atingiu 10 gols: nove pelo Alavés, cinco pelo Espanyol e seis pelo Osasuna.

Apesar do potencial para solucionar uma carência no elenco, Calleri daria uma pequena dor de cabeça a Crespo. Ele seria o sétimo estrangeiro do elenco - as regras da CBF permitem apenas cinco relacionados por jogo. O problema, no entanto, ficaria menor com a maratona de partidas até o fim da temporada. Além do Brasileirão, o São Paulo ainda está vivo na Libertadores e na Copa do Brasil.

São Paulo