Topo

Tite faz apelo após classificação: "Encontrem campo melhor para jogarmos"

Tite orienta jogadores durante jogo do Brasil contra o Chile na Copa América - Buda Mendes/Getty Images
Tite orienta jogadores durante jogo do Brasil contra o Chile na Copa América Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/07/2021 00h10

Tite já havia respondido a todas as perguntas escolhidas pela Conmebol em sua entrevista coletiva após a classificação da seleção brasileira para a semifinal da Copa América, com vitória por 1 a 0 sobre o Chile, quando chamou a palavra para fazer um apelo à entidade pela mudança do local do jogo marcado para segunda-feira, às 20h, contra o Peru. Novamente, o estado do gramado Nilton Santos atrapalhou a atuação do time e foi alvo de reclamações.

"Eu, enquanto técnico, fiquei contente com a classificação, porque enfrentamos uma equipe com bom pé, a bicampeã anterior da Copa América. Poderia ser um grande espetáculo, muito mais bonito, com equipes que propõem o jogo, mas fiquei triste com o espetáculo, fiquei triste. Se eu estivesse em casa eu pensaria: 'poxa, que jogo bom que poderia ser e olha o nível que está'. Até para bater tiro de meta o Ederson teve dificuldade. Por favor, por favor, que se tenha responsabilidade. Encontrem um campo melhor para a gente jogar. Por favor, falo de uma forma muito despojada. É perigoso machucar, são atletas de alto nível. Por favor, encontrem um campo melhor para o espetáculo."

Na introdução de seu apelo, Tite elogiou os funcionários da Conmebol que trabalham nas melhorias do gramado e na organização da Copa América, mas não reduziu o tom de sua crítica. Ele e os treinadores e jogadores de todas as seleções da competição têm feito críticas, especialmente ao estádio Nilton Santos. Hoje o mau estado foi mais uma vez notado: áreas esbranquiçadas e com terra aparente, divididas de bola soltavam tufos e a bola sempre viva. No segundo tempo, Neymar chegou a torcer o pé numa falha do campo.

Tite também fez uma ironia sobre o tema em resposta técnica sobre a atuação do seu meio-campo: "Foi ele (Neymar) que deu passe para o Paquetá e o campo desarmou? O campo desarmou o Paquetá, ele ia sair na cara do gol e o campo desarmou."

O técnico da seleção brasileira já foi multado em R$ 25 mil pela Conmebol por dizer que a Copa América foi organizada de forma "atabalhoada". A CBF tentou tirar do Nilton Santos o jogo contra o Chile, mas a sugestão não foi aceita sob os seguintes argumentos: quando o contrato com um estádio é assinado, já se estipula o valor por um determinado número de jogos, por uma duração específica de dias. Além disso, mudar um jogo de local envolve não só a logística das seleções, mas de todo estafe da Conmebol, TV, etc. No contexto geral, levar a transferência do jogo adiante seria um favorecimento ao país anfitrião, que inicialmente conseguiu a benesse de traçar o caminho do líder do Grupo B com menos deslocamentos que os demais.

Preparados para a expulsão

Tite considerou justa a expulsão de Gabriel Jesus por entrada em Mena aos três minutos do segundo tempo e completou a resposta dizendo que a seleção treina para lidar com situações de inferioridade, como foi em 48 minutos da partida contra o Chile.

"Um dos objetivos do treino é antecipar situações do jogo e a gente antecipa também essa situação [de jogar com um a menos]. A expulsão foi justa, mas foi acidental, não foi por maldade. A gente orientou e fizemos um treinamento no 4-4-1 ou no 4-3-2 conforme a necessidade do jogo. Estávamos com placar na frente, então abri os dois externos, deixando Neymar em uma situação mais avançada. Você também tem que marcar mais baixo, então ficamos com uma situação atrasada, controlando o Chile e procurando contra-ataque."