Topo

Cruzeiro

Cruzeiro empaca na Série B e Mozart diz que ainda procura "sistema ideal"

Técnico do Cruzeiro admite dificuldade e cita falta de tempo para encontrar melhor sistema e formação para o Cruzeiro - Bruno Haddad/Cruzeiro
Técnico do Cruzeiro admite dificuldade e cita falta de tempo para encontrar melhor sistema e formação para o Cruzeiro Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

06/07/2021 22h02

O Cruzeiro "empacou" na parte de baixo da tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro e há três jogos não sabe o que é vencer na competição. Com três empates seguidos, dois desses dentro de casa, o mais recente hoje (6) com o Coritiba, em 0 a 0, no Mineirão, pela 10ª rodada, o técnico Mozart liga o alerta na tentativa de encontrar soluções aos problemas recorrentes de sua equipe.

O próprio comandante admite que a necessidade por vitórias é urgente, mas afirma que a busca por um sistema melhor de jogo dentro das características dos atletas que tem à disposição é uma tarefa ainda complicada.

"Esse empate nos serve de pouco. Nós precisamos, principalmente em casa, vencer. Frustração é grande. Estou tentando de todas as formas encontrar o sistema e os jogadores que possam combinar juntos", disse.

Na 13ª colocação com 10 pontos em dez jogos, o Cruzeiro abre brechas para os integrantes do G4 ampliarem cada vez mais a distância na tabela de classificação. Para evitar esse tipo de coisa, Mozart busca a melhor formação por uma sequência importante de resultados.

"As trocas, na maioria das vezes, são por questão física, pela sequência. É humanamente impossível fazer um jogo a cada três dias. A mudança de sistema é porque ainda não encontramos um sistema ideal para a característica desses jogadores, na minha opinião. Nós já jogamos com três zagueiros, com dois zagueiros. Fomos efetivos com três zagueiros, menos efetivo na frente. Jogamos com uma linha de quatro, fomos mais efetivos à frente, mas sofremos atrás. Estou em busca do melhor sistema, em busca da melhor formação, e é minha função realmente fazer isso", justificou.

O treinador também sabe que esse tipo de problema causa falta de padrão na equipe. Tanto que tentará usar o que ele chama de curto espaço de tempo entre jogos e sessões de treino para corrigir as falhas.

"Perde padrão em alguns momentos? É óbvio que perde. A mudança de sistema e jogadores, pela falta de tempo, nos faz perder entrosamento. Muitas vezes, é por necessidade. Ainda estou buscando a formação ideal e o melhor sistema. Neste espaço curto de tempo, tenho que buscar solução para vencer. Há três jogos não perdemos, porém, há três jogos não vencemos. Nos últimos dois jogos, não sofremos gols, mas também não fizemos gols. O mais rápido possível temos que encontrar esse equilíbrio", explicou.

Cruzeiro