Itália vence a Espanha nos pênaltis e vai à final da Eurocopa
A Itália está na final da Eurocopa. Na tarde de hoje, a seleção italiana venceu a Espanha nos pênaltis (4 a 2) após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação e garantiu vaga na decisão da competição europeia. O adversário sairá do confronto entre Inglaterra e Dinamarca.
Diante de 60 mil torcedores em Wembley, brilhou a estrela de Donnarumma. O goleiro defendeu a cobrança de Morata na disputa de pênaltis e encaminhou a classificação da Azzurra. Coube a Jorginho, brasileiro naturalizado italiano, converter o pênalti decisivo e levar a Itália à final da Euro após nove anos — a última vez havia sido em 2012, justamente contra a Espanha.
No tempo normal, Chiesa havia colocado a Itália em vantagem, e Morata saiu do banco de reservas para empatar. Nas penalidades, porém, o atacante espanhol foi um dos jogadores que desperdiçaram a cobrança. Olmo e Locatelli também erraram.
Este é o 33º jogo consecutivo sem derrota dos italianos. A seleção comandada por Roberto Mancini não é superada desde setembro de 2018.
Agora, a Itália aguarda o vencedor de Inglaterra e Dinamarca, que se enfrentam amanhã, às 16h (de Brasília), também em Wembley. A final será no próximo domingo (11).
Espanha domina, mas Itália acerta a trave
O primeiro tempo terminou sem gols, mas não por falta de chances. Principalmente pelo lado espanhol, que dominou as ações na etapa inicial e teve ao menos duas boas oportunidades para marcar. A principal delas esteve nos pés do atacante Olmo, que aproveitou bola sobrada dentro da área e bateu forte. Donnarumma, bem posicionado, fez bela defesa.
Pouco antes do intervalo, a Itália assustou ao mandar uma bola na trave, com o brasileiro naturalizado italiano Emerson. Ele recebeu passe após disparada pela esquerda e chutou cruzado para carimbar o travessão.
Itália sai na frente com Chiesa
O Itália inaugurou o placar aos 14 minutos do segundo tempo. Após contra-ataque iniciado por Donnarumma, Insigne trabalhou com Immobile pelo meio, e a bola sobrou para Chiesa, que limpou a marcação e bateu colocado para marcar.
Com a vantagem, os italianos tiveram ainda outras duas chances para ampliar. A melhor delas aos 34, quando Berardi recebeu na entrada da área e chutou rasteiro, mas parou em defesa de Simón.
Morata iguala o placar
Quando parecia que a Itália era a dona do jogo veio a reação espanhola. Morata, que havia entrado na vaga de Ferrán Torres após o gol dos italianos, foi acionado por Olmo dentro da área e bateu na saída de Donnaruma para igualar o placar aos 34 minutos.
O empate deu novo ânimo aos espanhóis, que pressionaram pela virada ainda no tempo normal. Busquets teve a chance, aos 37, depois que Donnaruma saiu mal do gol após cruzamento. O volante, no entanto, cabeceou para fora.
Donnarumma brilha, e Jorginho decide
Depois de uma prorrogação de poucas chances para os dois lados, a vaga na final foi decidida nos pênaltis. E o grande herói da disputa foi o goleiro Donnarumma, que pegou a cobrança de Morata — antes, Olmo havia chutado por cima do gol. Jorginho ainda mostrou categoria e muita frieza para converter a última e decisiva penalidade para os italianos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.