Só um time não foi rebaixado no Brasileiro ao repetir a campanha do Grêmio
A preocupação do Grêmio com o Campeonato Brasileiro é palpável. A dor de cabeça é tanta que Tiago Nunes, mesmo elogiado pelos treinos, foi demitido e o sinal de alerta está ligado e piscando em Porto Alegre. O clima de tensão se justifica pelos números e a estatística de que somente um time escapou do rebaixamento depois de somar dois pontos nas sete primeiras rodadas: o Fluminense de 2008, treinado por Renato Gaúcho.
O Grêmio visita o Palmeiras hoje (7), pela décima rodada do Brasileirão, mas vai fazer a oitava partida no campeonato. Os jogos com Flamengo e Cuiabá foram adiados.
Até aqui, o clube tem cinco derrotas (Ceará, Athletico-PR, Sport, Juventude e Atlético-GO) e dois empates (Santos e Fortaleza, em casa).
De 2006 para cá, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes em pontos corridos, quem começou a competição com a mesma pontuação do Grêmio teve passagem comprada para a Série B. Foi assim com Santa Cruz em 2006, Avaí em 2011, Atlético-GO em 2012.
O Fluminense de 2008 é a exceção. Naquele ano, o time fez dois pontos nas sete primeiras partidas do Brasileirão e escapou.
Na Arena do Grêmio a visão é que o início ruim tem um contexto: o surto de covid-19 após conquista do Campeonato Gaúcho. Foram mais de 15 casos no vestiário, entre jogadores, comissão técnica e funcionários. Além dos desfalques, as sequelas físicas dos atletas é mencionada. Mas existe uma ala interna que coça a cabeça, mesmo com o argumento.
A preocupação é com a sequência de jogos, pouco tempo de preparação e mata-mata pela Copa Sul-Americana e Copa do Brasil nas próximas semanas. A indefinição sobre o treinador também gera apreensão nos corredores do clube e entre os torcedores. Thiago Gomes será interino por tempo indeterminado.
"A questão dos pontos [necessários para escapar do rebaixamento] é consequência. O que precisamos é ter desempenho. As 15 vitórias [com base no cálculo geral] não consideram empates. Ou seja [nesta conta], o resto tudo é derrota, e não é assim que acontece. Se tivermos desempenho? E outra coisa, isso [reação do time e obtenção de vitórias] não é necessariamente demorado. Com o Tiago [Nunes, contratado em abril], começamos a ganhar logo que ele chegou", discursou Marcos Herrmann, vice de futebol do Grêmio, quando perguntado sobre os cálculos do Grêmio para fugir do rebaixamento.
Outro dado estatístico que é considerado alarmante: somente dois times dentre todos os que foram rebaixados de 2006 para cá fizeram menos pontos que o Grêmio nos primeiros sete jogos: Athletico-PR, em 2011, e Joinville, em 2015. Nas duas oportunidades, cada time fez somente um ponto em 21 disputados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.