Topo

Conmebol e Prefeitura do RJ conversam por final da Copa América com público

Torcedores do Palmeiras no Maracanã, na final da Libertadores de 2020 - Jorge Rodrigues/AGIF
Torcedores do Palmeiras no Maracanã, na final da Libertadores de 2020 Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Danilo Lavieri, Diego Garcia, Gabriel Carneiro e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2021 13h41Atualizada em 08/07/2021 15h54

A Conmebol e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conversam para que a final da Copa América disputada no próximo sábado, às 21h, entre Brasil e Argentina, tenha a presença de 5 mil pessoas no Maracanã.

A entidade sul-americana recebeu ontem à noite (7) um primeiro sinal positivo por parte das autoridades, que chegaram até a admitir com a presença de 10% da capacidade do estádio, o que significaria quase 8 mil pessoas, como também publicou o jornal O Globo.

Em um primeiro momento, no entanto, a Conmebol trabalha com o número reduzido. Ainda não está definido como será feita a distribuição das entradas, mas está descartada a venda de ingressos.

A ideia é que essa novidade seja anunciada ainda hoje (8) depois de alguns acertos que estão pendentes e podem ser definidos em conversas nas próximas horas. A Prefeitura deixou a negociação nas mãos da Secretaria, que admitiu a negociação por até 10% do estádio com convidados (veja nota oficial abaixo). A Conmebol não se manifestou sobre isso.

O protocolo oferecido pela entidade às autoridades do Rio diz que todas as pessoas que tiverem a entrada liberada serão testadas para o covid-19 e precisarão cumprir protocolos sanitários, a exemplo do que aconteceu na final da Libertadores entre Palmeiras e Santos.

A possibilidade ainda não foi comunicada oficialmente nem à seleção brasileira e nem à seleção da Argentina.

Veja a nota oficial da Secretaria:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não autorizou a proposta da Conmebol com retorno de público aos estádios.

Na manhã desta quinta-feira (08), em reunião da Conmebol com a área técnica da SMS, da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria Municipal de Esportes, foi solicitada a possibilidade de permitir um público restrito no estádio com pessoas credenciadas e testadas para a covid-19, garantindo o distanciamento entre os lugares e com menos de 10% da capacidade do Maracanã.

As SMS e SES estão analisando a solicitação.