Topo

Grêmio promete autonomia a Felipão para "mexer no elenco" na chegada

Bruno Haddad/Cruzeiro
Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/07/2021 04h00

Luiz Felipe Scolari terá total autonomia para mexer no elenco do Grêmio. Esta foi a garantia dada ao treinador, durante as negociações para voltar ao clube, e também anunciada publicamente pelos dirigentes. Felipão e a cúpula já se reuniram para tratar de mudanças no elenco, algo que pode acontecer nos próximos dias. O plano também é mudar a forma de jogar, deixando de lado o estilo adotado nos últimos cinco anos.

A contratação de Felipão é uma aposta no impacto do perfil do treinador no vestiário. O diagnóstico é que o grupo e o ambiente precisam de um líder experiente para comandar reação imediata.

Na terça-feira (6), o Grêmio se reuniu com Scolari durante horas e falou sobre o elenco atual, reforços e mudanças no time titular. É consenso que a equipe atual está exposta defensivamente. Alterações na escalação e hierarquia de atletas na busca por um lugar entre os 11 titulares deverão ocorrer de cara.

"Essa [mudanças no elenco] é uma decisão total do Felipe. Ele tem absoluta autonomia em relação a esse assunto. Podemos até discutir, mas a decisão do elenco e do modelo de jogo é absolutamente do Felipe", disse Marcos Herrmann, vice de futebol do Grêmio.

Felipão foi anunciado na noite de ontem (7), após a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, e deve estrear à beira do campo no Gre-Nal de sábado (10), na Arena do Grêmio. O nome do treinador ainda precisa aparecer no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF para estar apto a constar na súmula do clássico.

O Grêmio tem dois pontos no Campeonato Brasileiro, com seis derrotas e dois empates, e é lanterna na competição.