Tite pode refazer script de 2019 e repetir time pela 1ª vez em dois anos
Com desfalques por suspensão e lesão e a avaliação detalhada daqueles que foram testados na primeira fase da Copa América, tudo indica que Tite vai repetir a seleção brasileira de um jogo para o outro pela primeira vez em dois anos. A última vez que isso havia acontecido? Foi justamente na edição 2019 da competição —e coincidentemente da semifinal para a final, contra o mesmos adversários.
De lá para cá, foram 18 partidas entre jogos das Eliminatórias do Mundial do Qatar de 2022, amistosos e a primeira fase do torneio entre sul-americanos que está sendo novamente disputado no Brasil, usado pela comissão para promover testes.
Há dois anos, o comandante escalou contra Argentina, na semifinal, e contra o Peru, na decisão, a seguinte escalação: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton Cebolinha e Firmino.
Agora, o script deverá ser o mesmo —ou quase o mesmo, já que mudam alguns nomes em comparação a esses acima e muda também a ordem dos rivais: a semi foi contra os peruanos, enquanto a final será contra os argentinos.
É provável que os 11 que enfrentaram o Peru na semifinal entrem novamente em campo no sábado, às 21h, contra a Argentina, no Maracanã: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Neymar, Everton Cebolinha e Richarlison.
Daquela edição para a atual, apenas a dupla de zaga, Casemiro e Cebolinha terão jogado as duas decisões. Isso porque, em 2019, Tite não tinha Neymar, cortado por lesão em um amistoso preparatório. Só por isso o camisa 10 não pode nem dizer que já foi campeão da Copa América pelo seu país. Daniel Alves foi convocado e poderia repetir o feito, mas uma lesão o tirou de combate em 2021.
Para o jogo de sábado, o técnico não terá Alex Sandro com 100% de suas condições e não poderá escalar Gabriel Jesus, que está suspenso por duas partidas pela expulsão contra o Chile nas quartas de final. Isso já limitaria as mudanças entre os titulares, mas as avaliações durante a fase de grupos também foram determinantes para isso.
Gabriel Barbosa foi testado e ainda não foi aprovado, tanto que passou a não ter muita chance nesta fase eliminatória, assim como Everton Ribeiro. Lucas Paquetá entrou e decidiu nos dois duelos de mata-mata e deve ser mantido. Como ele faz um papel de fazer parceria com Neymar, é improvável que ele coloque Roberto Firmino, que também tem papel de alternar entre armador e atacante com o jogador do PSG. Assim, Richarlison e Everton Cebolinha seriam mantidos pelas pontas.
Tite não vai confirmar a escalação, a exemplo do que fez em todas as outras partidas de mata-mata. No treino de quarta-feira (7), ele permitiu que a imprensa acompanhasse a todos os trabalhos pela CBF TV, mas não esboçou time. Na quinta e na sexta, a tendência é que as atividades tenham apenas o aquecimento exibido. Na coletiva pré-jogo, ele confirmará no máximo um atleta por conta do protocolo da Conmebol que pede a presença de um jogador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.