Milionário e dono de supermercado: quem é o árbitro da final da Eurocopa
O árbitro escolhido para apitar a final da Eurocopa entre Inglaterra e Itália foi o holandês Bjorn Kuipers. Apesar de ser um juiz com um bom currículo, sua vida profissional não se limita às quatro linhas. Ele também é empreendedor e milionário.
Kuipers, de 48 anos, teve sua fortuna estimada em 11,5 milhões de libras (R$ 46,1 milhões, na cotação da época), em 2016, e é bem conhecido em sua cidade natal como empresário.
Nascido em Oldenzaal, ele é dono e dirige uma franquia do supermercado Jumbo, que atua na Holanda e na Bélgica, e de um salão de beleza com sua esposa.
Apesar de ter estudado administração na universidade, o apito sempre esteve presente em sua vida. A família de Kuipers tem uma herança na arbitragem, seu avô, Andries van Leeuwen, comandou a vitória do Tottenham na Taça dos Clubes Vencedores de Taças sobre o Atlético de Madri, em 1963.
Sua estreia na arbitragem profissional foi em 2002, e ele se tornou um árbitro da Fifa em 2006. Em seu currículo, Kuipers já apitou finais da Liga Europa, da Liga dos Campeões e jogos das Copas do Mundo de 2014 e de 2018.
Na final de domingo, 11, Bjorn estará acompanhado dos oficiais holandeses Sander van Roekel e Erwin Zeinstra na linha, o espanhol Carlos Del Cerro Grande será o quarto árbitro e o alemão Bastian Dankert comandará do VAR.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.