Topo

Marcelo Moreno quer encontrar jovem 'sósia' do Botafogo: "é muito parecido"

Quem é quem? Rhenzo é "sósia" de Moreno e também joga como atacante naturalizado na Bolívia, só que no sub-17 - Instagram / AIZAR RALDES/AFP
Quem é quem? Rhenzo é 'sósia' de Moreno e também joga como atacante naturalizado na Bolívia, só que no sub-17 Imagem: Instagram / AIZAR RALDES/AFP

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2021 04h00

Ainda durante a fase de grupos da Copa América, o UOL Esporte trouxe a história de Rhenzo Alcon, atacante do sub-17 do Botafogo que além da semelhança física com Marcelo Moreno, também joga de maneira naturalizada como atacante da seleção da Bolívia, sendo filho de mãe boliviana com pai brasileiro.

Comovido com a história, o atacante do Cruzeiro se mostrou interessado em conhecer o jovem e realizar o sonho de lhe presentear com uma camisa sua.

"Futebol é muito dinâmico. Os jogadores acabam se encontrando nessa rotina de viagens e jogos. Se é o sonho do garoto, será o maior prazer entregar uma camisa para ele no dia em que nos encontrarmos. É motivo de orgulho saber que você é espelho de alguém dentro da seleção", declarou Marcelo Moreno ao UOL Esporte.

O corte do cabelo, a estatura, a cor da pele e a camisa 9 deixam ainda mais confuso quem olha rapidamente para Rhenzo. O próprio atacante do Cruzeiro admite a semelhança:

"É muito parecido, sim. Tem o corte de cabelo igual, meu estilo de jogo, joga com a mesma numeração na camisa... Que ele possa desenvolver uma carreira muito produtiva dentro do futebol brasileiro. Muita coincidência também a mãe dele ser boliviana e o pai brasileiro, assim como minha família", disse.

Apesar de ainda não conhecer Rhenzo pessoalmente, Marcelo Moreno já sabia da história do jovem. O cruzeirense revelou que tenta auxiliar jovens jogadores bolivianos a terem oportunidades no Brasil.

"Eu já tinha conhecimento da história dele, pois tento ajudar bastante os jogadores novos a migrarem para o Brasil, para poderem fazer uma boa base, uma alimentação de qualidade e bons treinamentos, além de ter uma boa explicação do que é o futebol taticamente. Nessa idade ele tem que evoluir e aprender. É um momento muito importante para a carreira dele, torço para que ele aproveite ao máximo", declarou.

Hoje (10), às 16h30, no estádio Nilton Santos, Marcelo Moreno enfrentará justamente o Botafogo, clube de Rhenzo, pela Série B. Porém, o duelo ainda não será possível em função do jovem ainda estar no sub-17 e se recuperando de uma lesão no joelho. O atacante do Cruzeiro, no entanto, já está na torcida por seu "sósia":

"Que ele continue trabalhando firme e se preocupando sempre em querer melhorar, pois o futebol é assim, ele requer de você estar melhorando a cada dia. Daqui a pouco ele chega no profissional e as coisas serão mais difíceis, e ele terá de estar preparado a tudo que irá acontecer. Torço para que ele tenha uma carreira como a que eu tive no Brasil. Tenho certeza que com muito trabalho ele chegará longe."

Naturalizado desde os 15 e no Botafogo desde os 13

A família por parte de mãe de Rhenzo é de La Paz, capital boliviana, mas sua naturalização só foi acontecer aos 15 anos, algo que gerou até uma bronca de seus empresários, que achavam que o processo já poderia ter sido feito antes.

Rhenzo Alcon é atacante do sub-17 do Botafogo e está no Alvinegro desde os 13 anos - Reprodução / Twitter - Reprodução / Twitter
Rhenzo Alcon é atacante do sub-17 do Botafogo e está no Alvinegro desde os 13 anos
Imagem: Reprodução / Twitter

"Eu me naturalizei com 15 anos. Foi quando meu pai contou para os meus empresários que eu tinha descendência boliviana. Eles até me deram bronca por não ter avisado antes (risos). Já estava em cima da hora do Sul-Americano sub-15, fui para São Paulo de última hora tirar passaporte boliviano, consegui tirar com minha mãe, e aí meu empresário já tinha conversado com o treinador da Bolívia e eu fui convocado", revelou o jovem, que fez os únicos dois gols da Bolívia na competição.

Desde os 13 anos no Botafogo, Rhenzo — que nasceu no Rio de Janeiro — está em um processo de recuperação de uma lesão nos ligamentos do joelho direito ocorrida em fevereiro. Sua expectativa é retornar em agosto ou, no mais tardar, em setembro, para novamente tentar disputar o Sul-Americano de seleções.

"Final do ano vai ter Sul-Americano sub-17 e eu espero jogar pela Bolívia novamente. E depois continuar pelo Botafogo e jogar no sub-20", detalhou seus planos o jovem, que mantém o mesmo corte de Marcelo Moreno desde mais novo.