Topo

Meia argentino foi marcado por pênalti na Champions e decepcionou Mourinho

Lo Celso (d) é titular da Argentina na disputa da Copa América, no Brasil - Gabriel Aponte/Getty Images
Lo Celso (d) é titular da Argentina na disputa da Copa América, no Brasil Imagem: Gabriel Aponte/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

10/07/2021 04h00

Uma decisão errada em um momento decisivo pode marcar a carreira de um jogador. Mas Giovani Lo Celso conseguiu superar isso, ao menos por um tempo. O meio-campista da Argentina teve trajetória no Paris Saint-Germain abreviada por um pênalti contra o Real Madrid, deixou o clube depois disso, e deu a volta por cima. Mas outra curva do destino apareceu logo em seguida.

Neste sábado (10), Lo Celso estará em campo tentando seu primeiro título pela seleção argentina. A final da Copa América contra o Brasil está marcada para as 21h (de Brasília), no estádio Maracanã, no Rio.

Lo Celso não requer grandes apresentações. Destaque do Rosario Central, teve os direitos econômicos vendidos ao PSG, quando ainda tinha apenas 20 anos, e era eleito como grande revelação do futebol argentino naquela ocasião.

De cara, passou a ser 12º jogador do técnico Unai Emery e prejudicou a trajetória de Lucas Moura no clube francês, que passou a ser utilizado cada vez menos. Foi exatamente nesta época que um lance marcou sua trajetória na França.

Pela Liga dos Campeões, em fevereiro de 2018, uma atuação desastrosa cujo ápice foi um pênalti cometido em Tony Koos, sentenciou Lo Celso no clube. O PSG perdeu por 3 a 1 para o Real Madrid e, mais tarde, acabou eliminado da competição.

Ele não durou muito desde então. Cada vez menos frequente no time, foi cedido ao Betis, da Espanha, meses mais tarde. Na Andaluzia, esteve emprestado e depois negociado por 25 milhões de euros (R$ 155 milhões na cotação atual). Vestindo verde e branco, conseguiu reencontrar o melhor futebol e brilhou até agosto de 2019, quando foi contratado pelo Tottenham, da Inglaterra, por 60 milhões de euros (R$ 372,3 milhões na cotação atual).

Decepção para José Mourinho

José Mourinho, então técnico dos Spurs, se decepcionou com Lo Celso. Defensor ferrenho de suas qualidades em campo, o treinador português chegou a afirmar que "não o trocaria por Bruno Fernandes", do Manchester United.

Mas, em dezembro do ano passado, uma festa organizada por Lamela — também argentino, colega de time — abalou a relação. Enquanto o mundo enfrentava, como ainda enfrenta, a pandemia de novo coronavírus, os atletas reuniram suas famílias para uma comemoração de Natal. O clube e o treinador afrontaram a decisão dos jogadores, que foram punidos.

"Estamos decepcionados porque damos aos jogadores toda a educação, todas as condições... Claro que não estamos felizes. Foi uma surpresa negativa para nós", disse Mourinho sobre o ocorrido.

Nenhuma das fases recentes da carreira, porém, abalou o status de Lo Celso na seleção argentina. Titular e pilar do meio-campo de Scaloni, ele disputou todos os cinco jogos da Copa América até agora, mantendo rotina de participações na equipe principal que dura desde 2017.