Topo

Eurocopa - 2021

Jornais criticam Southgate e exaltam conjunto italiano e Donnaruma

Jogadores da Itália comemoram, com o goleiro Donnarumma, o título da Eurocopa sobre a Inglaterra - Nick Potts/PA Images via Getty Image
Jogadores da Itália comemoram, com o goleiro Donnarumma, o título da Eurocopa sobre a Inglaterra Imagem: Nick Potts/PA Images via Getty Image

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

11/07/2021 19h45

A Itália se sagrou campeã da Eurocopa após vencer nos pênaltis a Inglaterra. Os jornais dos dois países elegeram rapidamente herói e vilão. Para os ingleses, o treinador Gareth Southgate foi o principal responsável pela derrota. Já os italianos exaltaram o grupo e em especial o goleiro Gianluigi Donnaruma, que brilhou na disputa de pênaltis.

O Daily Mail fez a manchete "Tudo acaba em lágrimas". Em sua edição eletrônica fala da derrota inglesa e lembrando que, assim como Rashford, Sancho e Saka, o hoje treinador Southgate também perdeu pênalti na disputa em 1996, quando o English Team foi eliminado nas semifinais para a Alemanha, no mesmo Wembley.

O tabloide The Sun, conhecido por suas polêmicas manchetes, adotou tom menos crítico: relata a derrota, mas afirma que a campanha deixou os ingleses orgulhosos. O Guardian, mais tradicional dos jornais, foi bem direto: Itália esmaga sonho de título inglês nos pênaltis.

Os italianos são apenas elogios após a segunda conquista de Euro na história da Nazionale. O "La Repubblica" é taxativo: "A Europa é nossa" e exaltou a paixão com que os jogadores defenderam a seleção nesta competição.

Outro jornal italiano, o La Stampa, comemora o título e diz que Donnaruma foi monumental. O Corrieri Della Serra exalta a campanha e adota a mesma linha de elogiar o goleiro: chamou de heroi o camisa 21.