A Itália acabou com o sonho inglês de conquistar a Eurocopa pela primeira vez. Neste domingo (11), os italianos calaram a torcida inglesa em Wembley ao vencer os donos da casa nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, e levar a taça. Sobraram críticas a Gareth Southgate, treinador do English Team, principalmente pelas substituições na parte final do duelo.
No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Mauro Cezar Pereira, Menon e Maria Victoria Poli - a final da Eurocopa foi analisada pelos comentaristas, que criticaram Gareth Southgate pelas opções que se mostraram decisivas para a definição do título.
As críticas a Southgate vieram principalmente pelas escolhas dos batedores de pênalti. Marcus Rashford e Jadon Sancho entraram em campo nos instantes finais do segundo tempo da prorrogação - ou seja, 'frios' para a disputa de penalidades. No caso de Bukayo Saka, teria pesado a inexperiência do jogador, de 19 anos. Os três erraram suas cobranças.
"O Southgate conseguiu ser pior que o Tite nesse fim de semana. O Brasil foi uma coisa medonha, uma bagunça. Tinha um meio-campista e empilhou atacantes. Hoje, o Southagte conseguiu ser bem pior. Foi uma coisa desastrosa. Dá uma pena de ver os garotos. Rashford, Sancho e Saka batendo pênalti em uma final contra a Itália em Londres com o estádio lotado. Era uma responsabilidade absurda. Um desastre. O Tite estava no trono e o Southgate o tirou. Foram os piores personagens fora de campo", disse Mauro, comparando os técnicos de Brasil e Inglaterra, que perderam as finais dos torneios continentais.
Menon condenou a postura adotada pela seleção inglesa após ficar em vantagem no placar. "Quando a Itália empatou, ela estava com 71% de posse de bola. Um time que se fecha com uma linha de cinco e deixa a bola totalmente para o adversário dificilmente vai segurar essa vantagem mínima contra um adversário de alto nível. Muito covarde jogando desse jeito, fechado", lamentou o colunista.
Mavi também criticou o técnico inglês. 'A Itália teve muito mais volume do que a Inglaterra, apesar do gol ter saído com dois minutos de jogo. A Inglaterra estava fazendo um trabalho defensivo melhor no começo, equilibrando as linhas de marcação e sem deixar muito espaço. O Southgate foi muito mal com essas mudanças na reta final. Eles jogaram quatro minutos. Rashford e Sancho estavam sem tempo de jogo, e não é só aquecer o corpo. Tem também o psicológico, que pesa bastante. Foram decisões erradas e uma postura covarde após o gol", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.