Santos inicia preparação para rever algoz histórico na Sul-Americana
Após a derrota para o Palmeiras, o Santos volta suas atenções para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Alvinegro praiano tem pela frente o Independiente, um de seus adversários mais indigestos em todo o continente.
Em jogos contra o maior campeão da Libertadores e da própria Sul-Americana, o Peixe tem apenas uma vitória em dez jogos oficiais. Os argentinos levaram a melhor seis vezes.
A primeira decisão entre os dois clubes valia uma vaga na final da Libertadores de 1964. Então bicampeão continental e mundial, o Santos recebeu o Independiente no Maracanã para o jogo de ida. Desfalcado de Pelé, contundido, o Alvinegro chegou a abrir 2 a 0, mas tomou a virada por 3 a 2.
O jogo de volta, em Avellaneda, é rodeado de histórias de que o Independiente teria sido beneficiado pelo árbitro inglês Arthur Holland e a dupla de auxiliares paraguaios. Em 2015, um programa de TV argentino exibiu trechos de escutas telefônicas que revelaram que Julio Grondona, ex-presidente da AFA, havia influenciado na escalação do trio de arbitragem.
O resultado final foi uma nova derrota do Santos, desta vez por 2 a 1, que selava a desclassificação santista e o fim da era mais gloriosa da história do clube em competições internacionais. Enquanto isso, o Independiente avançava para sua primeira decisão de Libertadores, contra o Nacional (URU), e começava sua bem-sucedida trajetória de sete títulos continentais (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984).
O único triunfo santista sobre do rival ocorreu no jogo de ida das oitavas de final da então Supercopa da Libertadores, em 1994. Em partida marcada pelas condições ruins do gramado da Vila Belmiro, inundado por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade de Santos naquela noite, o Alvinegro venceu por 1 a 0. No jogo da volta, em Avellaneda, o clube brasileiro foi goleado por 4 a 0.
Os outros seis duelos oficiais entre Santos e Independiente se deram em mata-matas de competições da Conmebol. Pelas oitavas de final da Supercopa de 1989, os santistas perderam os dois confrontos contra os Rojos - 2 a 1 na Vila Belmiro e 2 a 0 em Avellaneda. Na Supercopa de 1995, mais uma decisão de oitavas de final entre os dois clubes. Desta vez, o Santos foi eliminado na decisão por pênaltis após dois empates - 1 a 1 em Avellaneda e 2 a 2 na Vila Belmiro.
O último confronto decisivo entre os dois clubes foi pela Libertadores de 2018, mais uma vez pelas oitavas de final. O primeiro duelo, em Avellaneda, terminou em empate sem gols, mas o Tribunal Disciplinar da Conmebol puniu o Santos poucas horas antes do início do jogo de volta no Pacaembu com uma derrota por 3 a 0 devido à escalação irregular do meia Carlos Sánchez na ida.
Sob esse novo contexto, o Alvinegro não conseguiu reverter a desvantagem. Por conta da ameaça de invasão dos torcedores no gramado, o jogo foi encerrado aos 36 minutos do segundo tempo, com o placar de 0 a 0.
Nesta quinta-feira (15), às 19h15 (horário de Brasília), Santos e Independiente entram em campo para um novo capítulo dessa rivalidade - pela quinta vez em uma fase de oitavas de final de uma competição continental e em inédito duelo pela Copa Sul-Americana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.