Topo

Corinthians

Natel próximo do retorno no Corinthians; Ruan e Mantuan seguem em transição

Léo Natel em treino do Corinthians  - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Léo Natel em treino do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

13/07/2021 20h10

O técnico Sylvinho está muito próximo de contar com o elenco completo à sua disposição. Nos últimos dias, o departamento médico do Corinthians zerou suas pendências e a equipe não possui suspensos para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Resta apenas a liberação de três atletas que estão sob os cuidados dos preparadores físicos: Léo Natel, Ruan Oliveira e Gustavo Mantuan — todos já muito próximos do retorno.

O caso mais avançado é o do atacante Léo Natel. O jogador sofreu uma luxação no ombro esquerdo no dia 16 de junho, em partida contra o Red Bull Bragantino, está recuperado do problema, mas ainda faz alguns trabalhos de fortalecimento na região com os preparadores físicos e fisioterapeutas do clube. Há a possibilidade de que ele seja reintegrado ao elenco ainda nesta semana, mas depende da resposta de seu corpo.

Já as situações dos meias Gustavo Mantuan e Ruan Oliveira são um pouco mais complexas. Isto porque, ambos sofreram rompimentos dos ligamentos, foram operados e passaram por um longo período de recuperação antes de serem liberados pelos médicos do Corinthians.

Ruan Oliveira se machucou no dia 1º de setembro do ano passado, curiosamente no aniversário do Corinthians. No primeiro semestre deste ano, o jogador ficou próximo do retorno, mas contraiu covid-19, apresentou sintomas graves da doença, ficou duas semanas isolado e perdeu peso. Com isso, seu processo de recuperação retrocedeu e a volta aos gramados precisou ser adiada.

O meia Gustavo Mantuan rompeu o ligamento no dia 29 de outubro de 2020, enquanto defendia a Seleção Brasileira sub-20 em um jogo-treino diante do time sub-23 do próprio Corinthians. De lá para cá, o atleta seguiu uma rotina exaustiva no CT Joaquim Grava para conseguir se recuperar e ficar à disposição do treinador da equipe principal.

Por conta do histórico de ambos, a transição para os gramados — processo que costuma ser rápido — precisa ser um pouco mais lenta. Além de estarem há quase um ano parados, a musculatura dos meias necessita responder aos estímulos provocados pelos preparadores físicos. Há também a questão emocional, que foca no resgate da confiança de cada um deles.

Ainda não há um prazo definido para Sylvinho contar com Ruan Oliveira e Gustavo Mantuan no elenco, mas a tendência é de que ainda neste mês os jogadores possam ficar à disposição da comissão técnica. Em algumas oportunidades, os atletas aquecem com o restante do grupo e participam de atividades leves.

Corinthians