Corinthians aposta em elenco 'remendado' e corre atrás dos rivais no sub-20
A temporada da equipe sub-20 do Corinthians não tem sido nada boa. O clube foi eliminado da Copa do Brasil logo na primeira fase pelo União ABC, do Mato Grosso do Sul, e no Campeonato Brasileiro da categoria tem a pior campanha após quatro rodadas, sendo que nos dois últimos jogos (ambos em casa) foi goleado pelo Atlético-MG (4 a 0) e pelo Vasco da Gama (6 a 0). Hoje (14), às 15h (de Brasília), o Timãozinho encara o rival São Paulo —melhor time da tabela— fora de casa, em Cotia.
Nas duas últimas goleadas sofridas pelo Corinthians, o técnico Tarcísio Pugliese usou 22 jogadores do elenco, sendo que apenas sete deles passaram pelas categorias inferiores da base do Corinthians. O restante dos atletas chegou ao clube do Parque São Jorge nos dois últimos anos, a maioria em acordos comerciais com outras equipes do Brasil — prática adotada pela antiga gestão do departamento de formação de atletas.
São os casos, por exemplo, de Mandaca, volante recentemente comprado pelo Corinthians, que veio do CSP, da Paraíba, do atacante Antony, emprestado pelo Joinville e que será devolvido ao clube catarinense amanhã (15), e do zagueiro Alemão, que chegou ao Parque São Jorge no ano passado, após se destacar pela Francana na Copinha.
Neste cenário, o Corinthians perdeu seu protagonismo na categoria e hoje está um passo atrás de todos os outros grandes clubes do futebol brasileiro. Para o duelo desta tarde no CT de Cotia, do rival São Paulo, o técnico Tarcísio Pugliese fará uma série de modificações na equipe titular. A ideia é montar um time mais competitivo e que consiga bater de frente com o Tricolor.
Crise na categoria
Independentemente de qual seja o resultado no Majestoso desta tarde, a categoria seguirá borbulhando nos bastidores. Recentemente, Carlos Brazil — o gerente recém-contratado para assumir a base — optou pela demissão de Pugliese. O conselheiro Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, usou da sua influência no departamento para manter o treinador no cargo. A situação gerou uma grave crise interna no Parque São Jorge, mas a situação foi contornada.
O caso ganhou repercussão nacional, já que Brazil havia convidado Diogo Siston, do Vasco, para assumir a cadeira. O treinador pediu demissão do Cruzmaltino alegando a proposta do Corinthians, mas não assumiu o comando do Timãozinho por conta do ocorrido nos bastidores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.