Topo

Botafogo

Botafogo busca equilibrar perfil desejado para técnico e questão financeira

Durcesio Mello, presidente do Botafogo, diretor de Futebol Eduardo Freeland, e vice Vinicius Assumpção - Vítor Silva/Botafogo
Durcesio Mello, presidente do Botafogo, diretor de Futebol Eduardo Freeland, e vice Vinicius Assumpção Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/07/2021 04h00

À procura de um novo treinador, a diretoria do Botafogo busca um equilíbrio na balança. Inicialmente, a busca é por um nome com mais experiência, mas, ao mesmo tempo, que se encaixe dentro da atual realidade financeira do clube. A cúpula, inclusive, "voltou ao mercado" após a recusa de Lisca, até então Plano A.

O Alvinegro tenta agir rapidamente e analisa opções para a vaga deixada por Marcelo Chamusca, demitido na última terça-feira. A princípio, a ideia é que o anúncio do novo técnico possa acontecer antes do confronto com o Brusque, sábado, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Internamente, há a avaliação de que, neste momento, não há muito espaço para apostas e a mira da cúpula está voltada a nomes mais experientes. Os integrantes da diretoria, porém, ainda buscam um consenso maior.

Ao mesmo tempo, diante da crise financeira pela qual o clube passa, entende-se que o lastro no mercado não é dos mais elásticos e a questão pode se tornar um obstáculo nesta "caça".

No radar, há Eduardo Baptista, que está no Mirassol e teve campanha de destaque no Campeonato Paulista. O treinador tem no currículo passagens por clubes como Fluminense, Palmeiras e Athletico-PR.

O Botafogo, inclusive, teve de dar uma guinada às alternativas no fim da manhã de ontem (14), quando Lisca recusou a proposta alvinegra. Havia, até então, um otimismo quanto ao acerto e até mesmo a expectativa de que o contrato pudesse ser alinhado ainda ontem, uma vez que o clube havia alcançado a pedida do técnico. Porém, o ex-treinador do América-MG declinou do convite.

Integrante da comissão técnica do Botafogo, Lúcio Flávio comanda treino - Vitor Silva / Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Por enquanto, o elenco vem sendo comandado por Lúcio Flávio, ex-jogador do próprio Glorioso e membro da comissão técnica fixa, e Ricardo Resende, do sub-20.

Com 13 pontos, o Alvinegro ocupa a 12ª colocação da Série B. Um dos desafios que o novo técnico terá de enfrentar é, a curto prazo, fazer com que o time dê respostas positivas e engrene na competição para entrar no G4, zona de acesso à elite do futebol brasileiro.

Botafogo