Independiente alega escalação irregular de Kaio Jorge; Santos responde
O Independiente, da Argentina, vai fazer uma reclamação na Conmebol sobre a partida contra o Santos, ontem, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A informação é da emissora Directv Sports Argentina. Os argentinos alegam que o atacante Kaio Jorge, autor do gol da vitória santista por 1 a 0, deveria ter cumprido suspensão na partida por acúmulo de cartões amarelos.
Kaio Jorge recebeu três amarelos na fase de grupos da Libertadores, contra Barcelona-EQU, The Strongest e Boca Juniors. O último dos cartões foi dado na última rodada da fase de grupos, contra o clube equatoriano. O Santos se classificou para a Sul-Americana após terminar em terceiro em sua chave na Libertadores.
De acordo com o regulamento da Libertadores, "os jogadores e/ou oficiais daquelas equipes que, através da presente edição da Conmebol Libertadores, se classifiquem para a Conmebol Sul-Americana do mesmo ano, se encontrem com sanções pendentes de cumprimento, como consequência de expulsões ou qualquer tipo de sanção recebida dos órgãos judiciais, deverão cumprir obrigatoriamente tais sanções no mesmo ano da Conmebol Sul-Americana".
Em contrapartida, o Santos realizou algumas consultas com a entidade antes de colocar Kaio Jorge em campo e está totalmente tranquilo quanto ao tema. Com o "ok" da Conmebol, o clube teve respaldo e, por meio de nota oficial, se posicionou. Confira abaixo:
"O Santos FC esclarece que o atacante Kaio Jorge estava apto a jogar diante do Independiente, da Argentina, pela Conmebol Sul-Americana, na quinta-feira, dia 15, na Vila Belmiro. Para evitar qualquer dúvida, o Clube formalizou consultas oficiais à Conmebol em relação à escalação dos atletas Kaio Jorge e Camacho. Nas duas situações, a resposta da entidade, como o Santos já esperava, foi positiva em relação à escalação dos atletas.
Kaio Jorge levou o terceiro amarelo na última partida do Clube pela Conmebol Libertadores, contra o Barcelona, no Equador, mas pelo artigo 75.3 do Código Disciplinar da Conmebol - "a suspensão imputada a um jogador, por acúmulo de cartões amarelos, em partidas distintas, em uma mesma competição, em nenhum caso será transferida para a outra competição".
Já no caso de Camacho, o Santos FC está amparado pelo artigo 3.7.4.1 do Manual de Clube da Conmebol Sul-Americana. O Santos FC reitera que tanto o Departamento de Futebol, quanto o Departamento Jurídico, tiveram todo o cuidado prévio em cada situação, a fim de evitar prejuízos ao Clube"
Este não é o primeiro caso fora dos campos envolvendo Independiente e Santos. Em 2018, o time brasileiro foi considerado culpado pela Conmebol pela escalação irregular de Carlos Sánchez contra os argentinos pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.
Com a decisão, o placar de 0 a 0 na partida de ida foi alterado para 3 a 0 para o Independiente. Na volta, o empate sem gols garantiu o clube argentino nas quartas de final.
A polêmica que levou o jogo para o tribunal aconteceu por causa de uma expulsão de Sánchez em 26 de novembro de 2015, na Copa Sul-Americana, quando ele atuava pelo River Plate. O jogador deixou o clube argentino e foi para o futebol mexicano, não cumprindo a suspensão automática em competições da Conmebol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.