Clubes entendem que liga deve ser associação e não empresa
A reunião por videoconferência da qual os clubes participaram hoje (22) a respeito da nova liga trouxe poucos avanços, mas já há o caminho que o novo bloco deve nascer como associação e não como empresa.
Além disso, os presidentes deixaram o encontro, que durou cerca de quatro horas, com o "dever de casa" de pensar sobre os itens que vão compor o estatuto. Um novo encontro — presencial — é esperado para a próxima semana, ainda sem data confirmada.
A definição de que a liga deve ser associação é direcionada por aspectos jurídicos da natureza dos clubes. Como a maioria compõe o sistema associativo, eles não podem se tornar sócios ou fazer adesão a uma sociedade empresarial.
É um dilema similar ao que já ocorre na discussão da migração ou não para o clube-empresa, com objetivo de receber dinheiro privado. Pela legislação brasileira, quem é associativo sem fins lucrativos não está apto a receber investimentos de forma direta, com participação societária. Por isso, há clubes se movimentando para criar uma empresa (Sociedade Anônima do Futebol, por exemplo) para abarcar o capital a ser usado na gestão do futebol.
No encontro virtual, os grupos de trabalho fizeram apresentações dos possíveis itens do estatuto. Os representantes dos clubes se debruçaram sobre a arquitetura de ligas do exterior. De todo modo, há uma perspectiva de conseguir assinar o estatuto da liga em uma reunião posterior, dia 9 de agosto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.