Topo

Mauro Cezar: Rivalidade entre Santos e Independiente está se acentuando

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 13h45

O Santos entra em campo hoje (22) à noite, às 19h15 (de Brasília) para decidir vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana contra o Independiente, em Avellaneda. O Peixe precisa apenas do empate para se classificar, uma vez que venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro.

Em sua participação no programa UOL News Esporte, o comentarista Mauro Cezar Pereira alertou sobre o clima de rivalidade entre o clube paulista e os argentinos tem crescido nos últimos anos, principalmente após a Libertadores de 2018, quando o Independiente conseguiu reverter o empate por 0 a 0, em seus domínios, após reclamar com a Conmebol sobre a escalação irregular de Carlos Sánchez (expulsão na edição anterior) — a entidade alterou o placar em vitória por 3 a 0 para os argentinos.

"O Santos acabou pagando um preço muito caro. O Santos cometeu um erro. Na época, muitos comentários de informação privilegiada, como o Independiente já sabia da situação? O Independiente gosta deste tipo de coisa. Um dos times argentinos que tem mais tem historicamente bastidores é o time do [Julio] Grondona [ex-presidente da AFA e do Independiente], nos tempos em que eles ganhavam muitos títulos da Libertadores", recordou.

Recentemente, uma nova polêmica. Após a partida na Vila Belmiro, na semana passada, a imprensa argentina noticiou que Independiente poderia tentar anular a vitória do Peixe por 1 a 0, alegando que Kaio Jorge havia recebido três cartões amarelos na fase de grupos da Libertadores e que deveria ser suspenso. A Conmebol, no entanto, confirmou que o atacante tinha condições de jogo.

Para Mauro Cezar, o Alvinegro praiano precisa focar as atenções para o jogo desta noite e esquecer o extracampo.

"O Santos precisa fazer um gol, o que obriga o Independiente a fazer três. É fundamental que o Santos consiga marcar um gol. Os times do [Fernando] Diniz não são times que jogam habitualmente retrancados, então o Santos vai sair para o jogo. Fazer um gol e ter o mínimo de organização defensiva vai deixar a classificação muito próxima. Deve ser um jogo difícil, pois foi complicado na Vila Belmiro. O Independiente teve muitas oportunidades e quase empatou no final, criou e, em casa, evidentemente deve ser um time mais perigoso, buscando o resultado, independentemente das manobras nos bastidores", analisou.

Caso garanta a classificação às quartas de final da Sul-Americana, o Santos irá enfrentar o Libertad-PAR, que eliminou o Junior Barranquilla-COL.