Ceará bate Fortaleza de virada pelo Brasileirão e derruba tabu no clássico
O Ceará venceu o Fortaleza de virada por 3 a 1 na noite de hoje (1º), no Castelão-CE, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Tinga, Kelvyn,Cléber e Rick.
A vitória derrubou um tabu de cinco jogos do Vozão sem ganhar o Clássico-Rei na temporada 2021, com duas derrotas e três empates até então.
O resultado leva os comandados de Guto Ferreira aos 22 pontos, continuando na 7ª posição. Já o Leão continua com 27, no 3º lugar.
Na próxima rodada, o Fortaleza visita o Palmeiras, no sábado (7), no Allianz Parque, às 21h (horário de Brasília). Já o Ceará recebe o Atlético-GO no domingo (8), às 18h15, no Castelão.
Antes, o Leão entra em campo pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o CRB (AL), na quarta-feira (4), no Rei Pelé. Na partida de ida, a equipe de Vojvoda venceu por 2 a 1.
Fortaleza ataca mais, mas Ceará mostra eficiência
O Fortaleza dominou o jogo no começo, abrindo o placar com Tinga, aos 10 minutos. Naquele momento, eram 6 finalizações contra 0 do Ceará. Depois de abrir o placar, porém, o Leão diminuiu o ritmo, levando perigo apenas mais uma vez, e o Vozão conseguiu o empate aos 38, com Kelvyn.
Na etapa final, o Tricolor continuou finalizando mais e obrigou Richard a fazer duas grandes intervenções, em boas finalizações de Matheus Vargas e David. Mas foi o time de Guto Ferreira, mais eficiente, que virou e ampliou a vitória para 3 a 1 no fim do jogo.
Fim do tabu no Clássico-Rei
Com a vitória do Ceará, o Fortaleza perdeu sua invencibilidade no Clássico-Rei nesta temporada. Até então, haviam sido três empates e duas vitórias do Leão. Entre estes resultados, o Leão conquistou o Campeonato Cearense e eliminou o rival na Copa do Brasil.
Gols de rebote no 1º tempo
No lance do primeiro gol, após cabeceio de Benevenuto e ótima defesa de Richard, Tinga apareceu bem e completou para o fundo do gol.
Também de rebote foi o empate do time alvinegro. Após boa jogada individual e cruzamento rasteiro de Lima, Felipe Alves cortou mal e a bola sobrou na cara do gol para Kelvyn, que apenas empurrou para o fundo do gol.
Mendoza se enfurece e chuta o gramado
O atacante Stiven Mendoza se enfureceu com a qualidade do gramado do Castelão após errar na cobrança de dois escanteios seguidos de forma bisonha.
Tomado pela cólera, o colombiano acertou uma série de chutes na grama e formou um buraco ainda maior ao lado da bandeirinha.
Após revisão pelo VAR, gol de Cléber é confirmado
Após cruzamento pela direita, Cléber foi ao alto para cabecear no canto e virar o jogo para o Ceará, mas o árbitro Dênis da Silva Ribeiro viu falta do atacante em Wellington Paulista. A arbitragem de vídeo acionou Dênis, que revisou o lance na cabine e confirmou o tento do Vozão. Entre o gol e a apito para o meio de campo, foram mais de quatro minutos de revisão.
No fim, Rick amplia com golaço
Aos 40 minutos, Rick fez belíssima jogada pela direita, passou por dois marcadores, invadiu a área e chutou rasteiro, por baixo das pernas de Felipe Alves, para ampliar o placar para o Ceará.
Felipe Alves falha na volta ao Fortaleza
Felipe Alves voltou a ser titular pelo Fortaleza após sofrer com um edema na coxa. No retorno, o goleiro falhou no primeiro gol do Ceará, após afastar mal um cruzamento de Lima e deixar Kelvyn na cara do gol.
Também vítima do gramado, o arqueiro ainda protagonizou uma furada assustadora e quase marcou contra.
Richard se destaca no Castelão
Se Felipe Alves não teve sua melhor partida, Richard foi um dos melhores em campo no Clássico-Rei. Na segunda etapa, quando o jogo estava empatado por 1 a 1, ele defendeu um difícil chute por cobertura de Matheus Vargas, e depois espalmou a finalização após ótima jogada de David.
Mesmo no gol do Fortaleza o arqueiro do Ceará se destacou, quando fez uma belíssima defesa em cabeceio de Benevenuto.
Ficha técnica
Ceará 3 x 1 Fortaleza
Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Hora: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim-AL
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque-AL e Brígida Cirilo Ferreira-AL
Cartões amarelos: Marlon (Ceará) e Vina (Ceará); Matheus Vargas (Fortaleza), David (Fortaleza) e Titi (Fortaleza)
Cartões vermelhos:
Gols: Tinga (Fortaleza), aos 10 minutos do 1º tempo, e Kelvyn (Ceará), aos 38 minutos; Cléber (Ceará), aos 35 do 2º tempo, e Rick, aos 40
Ceará: Richard; Marlon (Buiú), Gabriel Lacerda, Messias e Bruno Pacheco; Willian Oliveira (Fabinho), Fernando Sobral e Vina (Jorginho); Mendoza (Rick), Lima e Kelvyn (Cléber). Técnico: Guto Ferreira.
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto e Titi (Torres); Jussa, Éderson (Felipe), Matheus Vargas (Romarinho), Yago Pikachu e Crispim; David (Luiz Henrique) e Robson (Wellington Paulista). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.