Com seleção na final, Atlético-MG pode ter 3º atleta campeão olímpico
A seleção brasileira sub-23 disputará a final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo sábado (7), contra a Espanha, às 8h30 (de Brasília) no estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Em caso de medalha de ouro do time comandado por André Jardine, o Atlético-MG comemorará pela segunda vez seguida um título importante do Brasil. O Galo, assim como nos Jogos do Rio de Janeiro [2016], teve jogador de seu elenco convocado para defender o País na competição, agora disputada na Ásia.
No grupo atual que disputará o primeiro lugar nos Jogos Olímpicos edição de 2020, mas disputados em 2021 — por causa da pandemia da covid-19 — há o lateral esquerdo Guilherme Arana, que pertence ao Alvinegro mineiro, e pode ser o terceiro jogador atleticano a comemorar a medalha de ouro em uma olimpíada.
Em 2016, o goleiro Uilson, revelado nas categorias de base do Atlético-MG, e o também lateral esquerdo Douglas Santos, à época na equipe mineira e hoje no Zenit (RUS), estavam no plantel canarinho que faturou o primeiro lugar no pódio nos Jogos do Rio de Janeiro.
Arana é o sétimo jogador de futebol ligado ao Galo a disputar uma olimpíada. A lista começa com o meia Ângelo, em 1972, nos Jogos de Munique, na Alemanha. Em 1976, o ponta Marinho esteve no grupo que participou da competição em Montreal, no Canadá.
Marinho, diferentemente do que apontam alguns registros, não estava no Santos à época, mas, sim, no Atlético-MG. O ponta foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1985, mas com a camisa do Bangu, vice-campeão Brasileiro naquele ano.
Em 1988 o atleticano que serviu o Brasil na modalidade futebol nos Jogos Olímpicos foi o zagueiro Batista, que disputou a competição em Seul, na Coreia do Sul, onde os brasileiros faturaram a medalha de prata.
Em 1996 o jogador do Galo que disputou a olimpíada de Atlanta, nos Estados Unidos, foi o zagueiro Ronaldo Guiaro.
Comissão técnica
O preparador de goleiros do Atlético-MG, Rogério Maia, também integra a comissão técnica de André Jardine em Tóquio. Ele também estava no grupo campeão Olímpico em 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.