Atlético-MG contraria CBF e pede volta de torcida ao estádio no STJD
Depois do Flamengo, agora foi a vez do departamento jurídico do Atlético-MG solicitar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Medida Inominada pela liberação da presença de público nas partidas do clube em campeonatos nacionais, ou seja, em torneios organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo a assessoria do STJD, o pedido do Galo foi recebido no órgão na tarde de hoje e será analisado em breve pelo presidente Otávio Noronha.
De acordo com o informe do STJD, os dirigentes do Galo tentaram na última quinta-feira, por meio de ofício enviado à CBF, liberar a presença de torcedores em jogos da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O clube se baseou na definição da Prefeitura de Belo Horizonte, que autorizou a presença de torcedores em espaços esportivos da cidade respeitando 30% da capacidade de público, além do cumprimento de medidas de segurança sanitária, conforme deliberado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
A diretoria do Galo deseja que seus torcedores, cumprindo o determinado pelas autoridades locais, possam comparecer ao estádio a partir do dia 14 de agosto, no jogo contra o Palmeiras, na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como não recebeu resposta da CBF, o clube peticionou liminar no STJD.
O pedido é mais um que gera polêmica no cenário nacional, tendo em vista que a entidade que regula o futebol no país havia acordado com os clubes que o retorno de torcedores aos estádios aconteceria somente com "a melhora dos índices epidemiológicos nas cidades-sede dos clubes participantes e desde que aprovado pelas autoridades sanitárias locais, em quantidade que garantisse a manutenção do equilíbrio técnico da competição"
A CBF emitou nota nesta semana e afirmou que tentará derrubar a liminar que autoriza o Flamengo a jogar partidas nacionais com público no estádio.
"A CBF apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores", diz parte da nota oficial da entidade máxima do futebol no Brasil em relação a decisão que beneficiou o Flamengo.
Leia o pedido do Atlético-MG ao STJD
"1) Seja conhecida a Medida Inominada e deferida liminar em caráter de extrema urgência para liberar a presença de público no percentual de 30% em todas as partidas organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol realizadas em Belo Horizonte, em que o Clube Atlético Mineiro seja mandante, conforme permissivo da Portaria SMSA/BH-SUS n. 332/2021, protocolos da Prefeitura e da Federação Mineira de Futebol, contada a partir da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, em partida que será realizada no próximo sábado, dia 14/08/2021, contra a equipe do Palmeiras;
2) No mérito, seja mantida na integralidade a decisão liminar, reconhecendo ainda a ausência de competência da Confederação Brasileira de Futebol para deliberar sobre medidas sanitárias e de segurança do município de Belo Horizonte, nos termos da decisão proferida pelo STF".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.