Topo

Atlético-MG

Atlético-MG diz que cumprirá acordo sobre retorno de torcida ao estádio

Mineirão tem sido palco dos jogos do Atlético-MG, mas seguirá, pelo menos por enquanto, sem receber os atleticanos - Fernando Moreno/AGIF
Mineirão tem sido palco dos jogos do Atlético-MG, mas seguirá, pelo menos por enquanto, sem receber os atleticanos Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

07/08/2021 19h11

A diretoria do Atlético-MG se manifestou após a polêmica decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por pedido do próprio clube, que permitiu o Galo ter torcida — em 30% da capacidade do estádio — nos jogos como mandante em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em nota oficial publicada no site do Alvinegro, o presidente Sérgio Coelho, mesmo com a liminar garantida pelo STJD, garantiu que cumprirá o acordo feito no Conselho Arbitral com os demais clubes do Campeonato Brasileiro, em 2020. Isso, desde que todos os participantes respeitem o acordo. O Flamengo foi o primeiro a ser liberado pelo tribunal à volta do torcedor ao estádio.

"O Galo respeitará o acordo feito em 2020, no Conselho Arbitral (órgão consultivo da CBF e previsto no regulamento do Campeonato Brasileiro), que prevê o retorno de público apenas quando, no mínimo, 80% das cidades que possuem clubes na Série A tiverem essa possibilidade. O Atlético cumprirá o acordado no Conselho Arbitral desde que o mesmo seja feito por todos os integrantes da Série A", diz parte da nota atleticana.

Se fosse seguir a liberação do STJD, o Galo poderia ter torcedores no estádio já no dia 14 de agosto, no jogo contra o Palmeiras, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O pedido do Atlético-MG, atendido pelo STJD, é mais um que gerou polêmica no cenário nacional, tendo em vista que a entidade que regula o futebol no país havia acordado com os clubes que o retorno de torcedores aos estádios aconteceria somente com "a melhora dos índices epidemiológicos nas cidades-sede dos clubes participantes e desde que aprovado pelas autoridades sanitárias locais, em quantidade que garantisse a manutenção do equilíbrio técnico da competição".

A CBF emitiu nota nesta semana e afirmou que tentará derrubar a liminar que autoriza o Flamengo a jogar partidas nacionais com público no estádio. "A CBF apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores", diz parte da nota oficial da entidade máxima do futebol no Brasil em relação à decisão que beneficiou o Flamengo.

Leia a nota do Atlético-MG na íntegra

O Clube Atlético Mineiro informa que obteve, ontem (06/08), liminar favorável do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que lhe concede o direito de receber público em jogos válidos pelas competições nacionais, observada a presença máxima de 30% da capacidade instalada e as exigências das autoridades sanitárias municipais.

Entretanto, o Galo respeitará o acordo feito em 2020, no Conselho Arbitral (órgão consultivo da CBF e previsto no regulamento do Campeonato Brasileiro), que prevê o retorno de público apenas quando, no mínimo, 80% das cidades que possuem clubes na Série A tiverem essa possibilidade.

O Atlético cumprirá o acordado no Conselho Arbitral desde que o mesmo seja feito por todos os integrantes da Série A.

"Queremos a volta do torcedor e, por isso, lutamos por esse direito", afirma o presidente Sérgio Coelho. "Mas somos cumpridores de acordo".

Superadas as condições estabelecidas no Conselho Arbitral, o Atlético não poupará esforços para que o torcedor esteja presente em seus próximos jogos do Campeonato Brasileiro.

O Clube reitera que, quando for o caso, seguirá à risca todos os protocolos sanitários estabelecidos, a fim de dar exemplo, e tendo como prioridade a segurança de torcedores e profissionais envolvidos.

Atlético-MG