Topo

Grêmio

Borja estreia pelo Grêmio com apoio de Felipão após descarte no Palmeiras

Felipão aposta em Borja para alavancar campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Felipão aposta em Borja para alavancar campanha do Grêmio no Campeonato Brasileiro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2021 04h00

O jogo entre Grêmio e Chapecoense, hoje (9), marca a estreia da primeira aposta de Luiz Felipe Scolari para mudar os rumos do time gaúcho e dar uma guinada no Campeonato Brasileiro. Miguel Borja, reforço pedido pelo treinador, vai a campo na partida que vai fechar a 15ª rodada da competição. O centroavante colombiano entra na equipe com a missão de ajudar o pior ataque da competição a reagir.

O jogo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, começa às 20h (horário de Brasília).

Felipão vai para o nono jogo à frente do Grêmio na atual passagem. E pela primeira vez tem à disposição algo que buscou fora do elenco. A procura por reforços foi um pedido do treinador, antes mesmo de ser anunciado como sucessor de Tiago Nunes. Demorou mais do que ele esperava.

Miguel Borja não foi a primeira opção do Grêmio, e de Scolari, para a função de centroavante. Mas tanto o treinador como a diretoria sabiam que a ordem era reforçar o ataque o quanto antes. O colombiano chega referendado pela boa passagem no Junior Barranquilla-COL e também representava uma oportunidade de mercado, uma vez que a sinalização do Palmeiras no mercado era de que ele não seria aproveitado no elenco de Abel Ferreira. E aí o empréstimo foi acordado.

O Grêmio de Felipão com Borja deve explorar mais os cruzamentos. Deve procurar ainda mais o pivô no centro da área. E com isso, abre um leque novo de alternativas ofensivas. O lado bom é que o centroavante, mesmo chegando mais tarde do que o desejado, se encaixa em uma fase do trabalho que permite ajustes.

"Vamos montar alguma coisa, variando um pouco e acrescentando um pouquinho dentro do sistema dos primeiros jogos. Vamos modificar um pouco para o jogo com a Chapecoense. É uma necessidade", comentou Felipão após o jogo mais recente, contra o Vitória.

Ou seja, o Grêmio com Miguel Borja deve ser diferente do Grêmio de Felipão até aqui.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, o Grêmio enfrenta a Chapecoense às 20h de hoje (9), e não às 17h. O erro foi corrigido.

Grêmio