Topo

ANÁLISE

Mattos: "Expulsão de Gabigol foi exagerada. Arbitragem adora aparecer"

Do UOL, em São Paulo

09/08/2021 04h00

Gabigol foi um dos personagens centrais da goleada por 4 a 0 aplicada pelo Internacional neste domingo (8), no Maracanã, pelo Brasileirão. O atacante, porém, foi um destaque negativo: ele foi expulso ao aplaudir de forma irônica o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior, que o havia advertido pouco antes com um cartão amarelo.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Rodrigo Mattos, Diego Garcia e Rodolfo Rodrigues - a expulsão de Gabigol esteve no centro da discussão e os comentaristas discutiram se o árbitro acertou ou exagerou em sua decisão.

"Com relação à expulsão de Gabigol, achei exagerada. A arbitragem brasileira adora aparecer. Eles querem ter uma intervenção e ser mais um elemento do show. O que o Gabigol fez? Chutou uma bola e depois aplaudiu. O aplauso era merecedor de amarelo. No conjunto dos dois lances, é um exagero expulsá-lo por causa disso", analisou Mattos.

Já Rodrigues achou correta a decisão do árbitro e pensa até que o Fla deveria punir o jogador. "Acho justa. Jogador que já tem amarelo, reclama e bate palminha para o árbitro merece ser expulso. O cara já sabe a regra e faz essa gracinha para livrar o dele. Acho desnecessário e é até caso para uma multa. É muita infantilidade. Não tinha necessidade alguma. É absurdo um jogador fazer isso", criticou.

Embora considere exagerada a expulsão de Gabigol, Mattos condenou a reação do atacante e o aplauso irônico. "Não estou querendo tirar a infantilidade do Gabigol, que é um jogador com comportamento infantil dentro de campo. Isso está claro. Ele foi irresponsável. Já tinha um amarelo e foi aplaudir o árbitro. Fazer piadinha não é uma coisa que cabe no futebol profissional. Tinha que entender que ele já um jogador marcado. Deveria ter aprendido isso faz tempo. Houve uma conjunção das duas coisas: a decisão exagerada da arbitragem e o Gabigol foi infantil. As duas não são excludentes", opinou.

Garcia seguiu a linha de Rodrigues e considerou justa a expulsão de Gabigol. "O destaque negativo foi ele. Mais um lance infantil, com deboche para cima do árbitro, com risadinha e aplausos. Mereceu o cartão vermelho. Nada justifica fazer isso com o árbitro, que é a autoridade dentro de campo. Ele é um jogador consagrado, que já ganhou tudo no Flamengo. Agiu como moleque e prejudicou demais o Flamengo", completou.