Topo

Internacional

Goleada no Fla muda ambiente e cria esperança de "novo Brasileiro" no Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2021 04h00

O Internacional vivia um clima tenso. Protestos da torcida se tornaram comuns e o ambiente interno fervia. Nada indicava qualquer sinal de recuperação, até que veio um jogo ímpar. Ontem (8), o Colorado fez 4 a 0 no Flamengo: o suficiente para abrir um horizonte positivo que gera esperança de um "novo Brasileiro" a partir de agora.

Para efeitos de tabela, a vitória simbolizou o mesmo que qualquer outra. Foram os três pontos do que seriam em caso de bater qualquer rival. Mas golear o Flamengo, que tinha 100% de aproveitamento sob comando de Renato Gaúcho, no Rio de Janeiro, foi maior do que a aritmética mostrou.

Era fácil perceber nos rostos dos jogadores, após o jogo, que a conquista no Maracanã mudou a atmosfera. O ambiente se transformou a partir dos três gols de Yuri Alberto e do marcado por Taison.

"Tem muitas coisas que incidem numa boa atuação. Os jogadores sempre acreditaram, descansamos na hora certa, trabalhamos muito, nos preparamos como se fosse uma final. Viemos para dar tudo pelo triunfo. Sabíamos que seria necessário tudo isso, e conseguimos. Foi uma resposta boa, que nos dá confiança. São três pontos, mas pode ser o começo de outras boas atuações. Este 4 a 0 contra o Flamengo mostrou o nível de nossos jogadores, o que o nosso time pode fazer", disse o técnico Diego Aguirre.

"Brigamos como homens, jogamos como time grande, assumimos a responsabilidade no Maracanã. Jogamos contra todo favoritismo, ninguém acreditava que o Inter ganharia, mas o futebol é maravilhoso, tem suas surpresas. Que para nós não foi surpresa, porque nós preparamos o time para ganhar este jogo", completou o treinador.

O comandante entende, ainda, que o processo de construção de um "novo Brasileiro" não começou agora. Antes de conseguir um resultado importante como este, o Colorado já tinha apresentado um futebol melhor, mas não transformou em gol as chances que apareceram. Este "próximo passo" empolgou tanto que o plano é recomeçar, olhar para cima à procura de metas grandes que já pareciam distantes demais para serem atingidas.

"A verdade é que já tínhamos jogado bem em partidas anteriores. Tivemos chances mas não tivemos resultados. Hoje (domingo) a bola entrou, aproveitamos as situações que tivemos com eficiência. As coisas não estavam ruins quando não ganhamos, nem estão perfeitas agora. Mas a vitória é importante e nos faz seguir acreditando. O time é muito bom e temos mais pela frente", sinalizou Aguirre.

Evidentemente que é necessário uma arrancada que ainda não aconteceu, mas a vitória sobre o Flamengo recupera a autoestima do grupo e recoloca na mira os objetivos iniciais, com lutar por vaga na Libertadores.

Para isso, é preciso confirmar. "De nada vai adiantar essa vitória se não ganharmos novamente no próximo domingo", sentenciou Aguirre de olho no próximo passo da construção de um campeonato diferente para o Colorado. O rival será o Fluminense, em Porto Alegre.

Internacional